ENEM Linguagens e Humanas 2022 – Questão 6

Linguagens / Português
Urgência emocional
 
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
MEDEIROS, M. Disponível em: http://porumavidasimples.blogspot.com.br.
Acesso em: 20 ago. 2017 (adaptado).


Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)
a)  impessoalização ao longo do texto, como em: “se não há mais tempo”.
b)  construção de uma atmosfera de urgência, em palavras como: “pressa”.
c)  repetição de uma determinada estrutura sintática, como em: “Se tudo é para ontem”.
d) ênfase no emprego da hipérbole, como em: “uma refeição que pode durar uma vida”.
e) emprego de metáforas, como em: “a vida engata uma primeira e sai em disparada”.
 
Esta questão recebeu 39 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 57
Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 50
Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o que dizer dos doentes, eternos moribundos a vagar entre delírios febris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento ao progresso científico e...
Base dudow 2000 – Questão 13
..... muitos anos que não vejo bonecas iguais às que se ..... antigamente e que não ..... mais. a) Faz - fabricavam - existem. b) Fazem - fabricava - existem. c) Fazem - fabricava - existe. d) Faz - fabricavam - existe. e) Fazem - fabricavam – existem.
UNIFESP 2018 – Questão 29
O processo de formação de palavras verificado em “estrutural” também está presente em a) “futuro”. b) “portanto”. c) “momento”. d) “plasticidade”. e) “origem”.
Albert Einstein 2016 – Questão 29
No segundo parágrafo da matéria da Folha de S.Paulo, os travessões são empregados de modo a a) enaltecer o problema da exposição nas redes sociais. b) destacar a ideia que os usuários têm a respeito do aplicativo. c) direcionar a opinião do leitor para as implicações das redes sociais. d) explicitar a finalidade do aplicativo.