ENEM Linguagens e Humanas 2022 – Questão 6

Linguagens / Português
Urgência emocional
 
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
MEDEIROS, M. Disponível em: http://porumavidasimples.blogspot.com.br.
Acesso em: 20 ago. 2017 (adaptado).


Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)
a)  impessoalização ao longo do texto, como em: “se não há mais tempo”.
b)  construção de uma atmosfera de urgência, em palavras como: “pressa”.
c)  repetição de uma determinada estrutura sintática, como em: “Se tudo é para ontem”.
d) ênfase no emprego da hipérbole, como em: “uma refeição que pode durar uma vida”.
e) emprego de metáforas, como em: “a vida engata uma primeira e sai em disparada”.
 
Esta questão recebeu 130 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 25
Terça-feira, 30 de maio de 1893. ...
UNESP 2018 – Questão 4
No segundo parágrafo, Antônio Vieira torna explícito seu descontentamento com a) o filósofo Sêneca. b) os príncipes católicos. c) o imperador Nero. d) a doutrina estoica. e) os oradores evangélicos.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 60
O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia...
UNESP (julho) 2010 – Questão 6
Mas, ao apresentar espetacularmente a superação, terminam por confirmar a contingência natural da existência, expressa na sublimidade do corpo altivo, distante do cotidiano. ...
UNESP 2015 – Questão 20
Ao empregar a expressão “sprint”, o autor do texto refere-se a a) dosar melhor a respiração. b) atingir grande velocidade. c) assumir postura vitoriosa. d) aumentar a extensão das passadas. e) impedir com o corpo ultrapassagens.