UEL 2009 – Questão 25

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Criacionismo X Evolucionismo
 Texto V
Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem.
Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados.
A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais.
(Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemala sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista espiritual da América Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 32-33.)
 
Texto VI
“Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão.
O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo.
(Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33.)
Assinale a alternativa que exprime a concepção teórica de homem presente no Texto V.
a) Concepção materialista, com o desenvolvimento do homem se processando por avanços e recuos em um movimento dialético e contraditório.
b) Concepção evolucionista, pois a existência do homem derivou de uma seleção natural na qual somente os mais aptos, no caso, a espécie humana, sobreviveram.
c) Concepção positivista, pois a espécie humana avançou de formas mais simples para formas mais complexas de vida social, daí ser igual aos deuses.
d) Concepção criacionista, segundo a qual o homem se formou de uma única vez, não dependendo sua existência de um desenvolvimento biológico e de seleção natural.
e) Concepção existencialista moderna, na qual o homem é um projeto que se realiza de tal modo que a existência precede a essência.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 40
Alguns estudantes fizeram as seguintes observações sobre as características de um grupo de plantas: ...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 59
O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por...
UEL 2010 – Questão 9
Uma das cordas de um violoncelo é afinada em lá (ν=440Hz) quando não pressionada com o dedo, ou seja, quando estiver com seu comprimento máximo que é de 60cm, desde o cavalete até a pestana. Qual deve ser o comprimento da corda para produzir uma nota de frequência ν= 660Hz? a) 10cm b) 20cm c) 30cm d) 40cm e) 50cm
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 99
O sucesso adaptativo dos répteis relaciona-se, dentre outros fatores, ao surgimento de um revestimento epidérmico de queratina para economia de água metabólica. ...
UEL 2010 – Questão 20
As linhas férreas são construídas pela junção de segmentos de trilhos, longos e de pequena área transversal, postos em sequência, com um pequeno espaço entre eles. ...