FUVEST 2016 – Questão 53

Linguagens / Literatura
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’Áfica. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negro em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*, Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
 
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Considere as seguintes afirmações referentes ao texto de Jorge Amado:
I. Do ponto de vista do excerto, considerado no contexto da obra a que pertence, a religião de origem africana comporta um aspecto de resistência cultural e política.
II. Fica pressuposta no texto a ideia de que, na época em que se passa a história nele narrada, o Brasil ainda conservava formas de privação de direitos e de exclusão social advindas do período colonial.
III. Os contrastes de natureza social, cultural e regional que o texto registra permitem concluir corretamente que o Brasil passou por processos de modernização descompassados e desiguais.
 Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 69
Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de química decidiram não revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses elementos. ...
Base dudow 2000 – Questão 5
Assinale a alternativa correta. ...
FUVEST 2014 – Questão 69
Segundo o texto, os protestos de 2013, em diversos lugares do mundo, a) vêm perdendo força por falhas de organização. b) questionam a atuação dos lobbies nas reivindicações das diversas classes sociais. c) condenam a corrupção e outros comportamentos inadequados da classe política. d) resultam de motivações econômicas precisas. e) têm poucos aspectos em comum.
FUVEST 2008 – Questão 58
O texto refere-se a “the cocktail party effect”, que é metáfora para descrever a dificuldade de: a) selecionar sons relevantes, a que prestar atenção, em locais com muita gente. b) escolher pessoas importantes com quem conversar em festas. c) circular e se aproximar de pessoas em coquetéis. d) beber só um pouco para conseguir interagir com outros convidados. e) conversar casualmente sobre diversos temas.
Base dudow 2000 – Questão 42
Raimundo Correia, Olavo Bilac e Alberto de Oliveira associam-se ao Parnasianismo. Todas as afirmativas estão relacionadas a essa tendência literária, exceto: a) A objetividade e a impessoalidade do poeta. b) A busca do belo através da palavra. c) A recorrência aos mitos greco-latinos. d) O culto a forma em detrimento do conteúdo. e) A mitificação do país natal.