FUVEST 2012 – Questão 48

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Interdependência Coesão - Coerência
Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história do século XV não resul­tara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções. Esgotadas as possibilidades do reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I. 
Caio Prado Júnior, 
Evolução política do Brasil. Adaptado.
O pronome "ela" da frase "Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções", refere-se a

a) “desmedida ambição”
b) “Casa de Avis”
c) “esta burguesia”
d) “ameaça castelhana”
e) “Rainha Leonor Teles”

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 12
Admite-se que as cenouras sejam originárias da região do atual Afeganistão, tendo sido levadas para outras partes do mundo por viajantes ou invasores. Com base em relatos escritos, pode-se dizer que as cenouras devem ter sido levadas à Europa no...
FUVEST 2013 – Questão 65
Observe os gráficos. ...
FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 67
"Minhas composições me rendem muito, posso dizer que tenho mais encomendas do que poderia atender. E, para cada coisa, tenho seis, sete editores e mais ainda se o coração mo ditar; eles não negociam mais comigo: eu exijo e me pagam”....
FUVEST 2006 – Questão 53
Os climogramas I e II correspondem, respectivamente, às áreas assinaladas no mapa com as letras a) A e B. b) A e D. c) B e C. d) C e D. e) D e A.
FUVEST 2017 – Questão 3
Além de “tipitis”, constituem contribuição indígena para a língua portuguesa do Brasil as seguintes palavras empregadas no texto: a) “cardápio” e “roceiros”. b) “alpendre” e “fogão”. c) “mandioca” e “Ipiranga”. d) “sítio” e “forno”. e) “prensa” e “quintal”.