FUVEST 2011 – Questão 2

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que:
a) no início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis. 
b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos. 
c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d) no processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial. 
e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas. 
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 35
A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a: FRANK E ENERST a) relações pessoais e o avanço tecnológico. b) inclusão digital e a modernização das empresas. c) revolução informática e a exclusão digital. d) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos. e) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
FUVEST 2005 – Questão 88
According to the passage, Joseph McGinty Nichola) replaced Bryan Singer as the director of “Superman”.b) wanted to shoot “Superman” in Australia.c) is an executive director at Warner Brothers Pictures.d) is no longer working on the “Superman” project.e) has co-directed “X-Men” and its sequel.
FUVEST 2022 – Questão 81
Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos...
FUVEST 2005 – Questão 90
O gráfico mostra os níveis de glicose no sangue de duas pessoas (A e B), nas cinco horas seguintes, após elas terem ingerido tipos e quantidades semelhantes de alimento. A pessoa A é portadora de um distúrbio hormonal que se manifesta, em...
FUVEST 2006 – Questão 53
Os climogramas I e II correspondem, respectivamente, às áreas assinaladas no mapa com as letras a) A e B. b) A e D. c) B e C. d) C e D. e) D e A.