FATEC 2015 – Questão 23

Ciências da Natureza / Química / Estequiometria / Tipos de Cálculos Estequiométricos
O uso de flúor é eficaz no combate à cárie dentária. Por isso, foram estabelecidos protocolos de utilização do flúor na área de saúde bucal como a adição de flúor na água de abastecimento público e em pastas dentais. A escovação dental é considerada um dos métodos mais eficazes na prevenção da cárie, ao aliar a remoção da placa à exposição constante ao flúor.
Todavia, a exposição excessiva pode causar alguns malefícios à saúde. Para isso, foram estabelecidos níveis seguros de consumo do flúor, quando este oferece o máximo benefício sem risco à saúde. As pastas de dente apresentam uma concentração de flúor que varia entre 1 100 e 1 500 ppm.
É importante ressaltar que as pastas de dente com flúor devem ser utilizadas durante a escovação e não ingeridas.
(http://tinyurl.com/ovrxI8b. Acesso em: 29.08.2014. Adaptado)
 
A concentração máxima de flúor presente nas pastas de dente mencionada no texto, em porcentagem em massa, corresponde a
a) 0,0015%.
b) 0,015%.
c) 0,15%.
d) 1,5%.
e) 15%. 
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
Em um sistema fechado que contém água líquida, sal de cozinha dissolvido, sal de cozinha não dissolvido, dois cubos de gelo e os gases nitrogênio e oxigênio não dissolvidos na água líquida, existem: a) 4 fases e 4 componentes. b) 3 fases e 3 componentes. c) 4 fases e 3 componentes. d) 3 fases e 4 componentes. e) 2 fases e 5 componentes.
FATEC 1998 – Questão 18
Goteja-se. por meio de uma bureta, solução de ácido sulfúrico de certa concentração, sobre um dado volume de solução de hidróxido de bário de igual concentração, até que o ponto final da neutralização seja alcançado. O gráfico que melhor expressa a variação da condutibilidade elétrica do sistema no decorrer da neutralização é: a) b) c) d) e)
UFABC 2008 – Questão 44
O extrato de repolho roxo apresenta cores diferentes conforme o pH da solução com a qual entra em contato. A cor assumida por esse indicador em pH próximo de 7 é lilás. Assim, esse indicador deverá ser lilás quando adicionado a uma solução aquosa de a) ácido clorídrico. b) cloreto de sódio. c) carbonato de potássio. d) nitrato de amônio. e) soda cáustica.
FATEC 2006 – Questão 30
As figuras abaixo mostram um espelho plano E na frente do qual se encontra um objeto O e um observador P. Das alternativas abaixo, aquela que melhor representa o caminho seguido pelo raio luminoso que partindo de O atinge o observador P, por reflexão no espelho E, é a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 46
Os compostos cianeto de sódio (NaCN), cloreto de zinco (ZnCl2), sulfato de sódio (Na2SO4) e cloreto de amônio (NH4Cl), quando dissolvidos em água, tornam o meio, respectivamente: a) básico, ácido, ácido e neutro b) ácido, básico, neutro e ácido c) básico, neutro, ácido e ácido d) básico, ácido, neutro e ácido e) ácido, neutro, básico e básico