FATEC 2014 – Questão 41

Ciências Humanas / Geografia
A política territorial das corporações automobilísticas a qual até recentemente buscava as benesses das localizações metropolitanas, a estas acrescenta hoje ações de descentralização industrial e coloniza novas porções do território.
Fonte: SANTOS, Milton & SILVEIRA, M.L.
O Brasil. Rio de Janeiro, Record, 2001.

Sobre a recente “descentralização industrial” no território brasileiro mencionada pelos autores podemos afirmar corretamente que
a) a região Sudeste apresentou uma fuga da indústria automobilística e, nos últimos anos, não conheceu instalação de novas unidades.
b) o estado de Minas Gerais conheceu, no século XXI, a instalação das primeiras indústrias automobilísticas. c) a concentração de indústrias no centro-sul do país exclui a região Nordeste desse processo.
d) o estado de Pernambuco prepara a instalação de importante fábrica automobilística no contexto do aquecimento econômico pelo qual passa a região Nordeste.
e) o estado de São Paulo monopoliza a instalação das novas unidades automotivas, reafirmando sua hegemonia automobilística.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFMG 2009 – Questão 20
Leia este texto: ...
UPE.2 2020 – Questão 31
Leia o texto a seguir: ...
FATEC 2003 – Questão 5
Os conflitos entre a Inglaterra e os colonos da América, que levaram à Guerra de Independência dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões: ...
FUVEST 2019 – Questão 1
A figura exemplifica o comportamento de povos indígenas que viveram no Brasil há 1.000 anos. Eles construíam suas casas escavadas na terra, faziam fogueiras e manuseavam objetos. ...
FATEC 2005 – Questão 38
Analise o gráfico que se segue. Um organismo recebeu uma dose de um antígeno X e,após algum tempo, recebeu outra dose. De acordo com o gráfico, espera-se que o organismo a) reaja mais rapidamente na segunda dose. b) não consiga reagir a uma segunda dose. c) produza anticorpos mais lentamente na segunda dose. d) reaja sem produzir anticorpos, pois já está imunizado. e) reaja na segunda vez, produzindo menos anticorpos.