FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 36

Ciências Humanas / Geografia / Crescimento Populacional e a Estrutura Etária do Brasil / Introdução - Cresc. Popul. e a Estr. Etária do Brasil
 Em 1960, o crescimento vegetativo no Brasil era de 2,5% ao ano. Em 2000, a taxa de crescimento era de 1,3%. 
Essa diminuição do crescimento vegetativo brasileiro pode ser explicada por vários fatores, entre os quais cita-se
a) a redução das migrações internas da população, que permanece em seu local de origem, o que retarda a constituição de novas famílias.
b) a implantação de políticas neoliberais por parte do Estado, que resultaram em melhoria generalizada das condições de vida da população.
c) a difusão de comportamentos que reforçam a idéia de que, para as famílias, os filhos são sinônimo de geração de renda e riqueza.
d) a rígida política demográfica do Estado no controle das taxas de natalidade da população de mais baixa renda.
e) a sensível queda na taxa de fecundidade da mulher brasileira, que cada vez mais amplia sua participação no mercado de trabalho.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2009 – Questão 39
...
UNESP 2011 – Questão 43
...
Base dudow 2000 – Questão 54
As Cidades-Estados, na Grécia: a) eram politicamente autônomas. b) apresentavam organização econômica solidária. c) estavam unidas na política de colonização do Mediterrâneo. d) possuíam princípios religiosos antagônicos. e) mantiveram política comercial comum.
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 48
O Ministério da Saúde do Brasil, por meio do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública, publica diariamente os dados numéricos relativos à evolução de casos confirmados de Influenza A, no mundo, segundo critério de classificação...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 75
A história da interiorização da própria presença do Estado nacional brasileiro na Amazônia se deve em grande parte aos serviços de saúde pública e sua íntima relação com o combate às chamadas endemias rurais — como malária,...