FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 36

Ciências Humanas / Geografia / Crescimento Populacional e a Estrutura Etária do Brasil / Introdução - Cresc. Popul. e a Estr. Etária do Brasil
 Em 1960, o crescimento vegetativo no Brasil era de 2,5% ao ano. Em 2000, a taxa de crescimento era de 1,3%. 
Essa diminuição do crescimento vegetativo brasileiro pode ser explicada por vários fatores, entre os quais cita-se
a) a redução das migrações internas da população, que permanece em seu local de origem, o que retarda a constituição de novas famílias.
b) a implantação de políticas neoliberais por parte do Estado, que resultaram em melhoria generalizada das condições de vida da população.
c) a difusão de comportamentos que reforçam a idéia de que, para as famílias, os filhos são sinônimo de geração de renda e riqueza.
d) a rígida política demográfica do Estado no controle das taxas de natalidade da população de mais baixa renda.
e) a sensível queda na taxa de fecundidade da mulher brasileira, que cada vez mais amplia sua participação no mercado de trabalho.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 11
O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 64
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 52
Assinale a alternativa em que o trecho destacado apresenta um argumento de autoridade, isto é, uma informação que produz credibilidade ao argumento, tornando-o incontestável. ...
FUVEST 2005 – Questão 47
Indicadores Sociais ...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 66
Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo, cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade apenas um fundamento frágil e inconsistente. Nessa encíclica, a Igreja defendia uma posição política a) populista. b) liberal. c) conservadora. d) democrática. e) progressista.