ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 122

Linguagens / Português
Disponível em: http://www.mt.gov.br.
Acesso em: 28 jun. 2011 (adaptado).
 
O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a
a) reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.
b) associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.
c) prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.
d) incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis. 
e) reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito.
Esta questão recebeu 118 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 106
O último longa de Carlão acompanha a operária Silmara, que vive com o pai, um ex-presidiário, numa casa da periferia paulistana. Ciente de sua beleza, o que lhe dá certa soberba, a jovem acredita que terá um destino diferente do de suas...
Base dudow 2000 – Questão 67
Em “ A eleição, no entanto, só passou a ser secreta mais de dois séculos depois...”, a expressão no entanto pode ser substituída, sem alteração de sentido, por : a) enquanto. b) embora. c) todavia. d) logo. e) conquanto.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 28
As línguas silenciadas do Brasil ...
UNESP 2018 – Questão 7
Assinale a alternativa cuja citação se aproxima tematicamente do “Sermão do bom ladrão” de Antônio Vieira. ...
UNESP 2010 – Questão 4
Então, ao repetir solenemente que não há razão para pânico, os noticiários e notas de esclarecimento (e nós também) estão dizendo uma novidade semelhante a “água é um líquido” ou “a comida vai para o estômago”. ...