ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 122

Linguagens / Português
Disponível em: http://www.mt.gov.br.
Acesso em: 28 jun. 2011 (adaptado).
 
O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a
a) reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.
b) associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.
c) prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.
d) incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis. 
e) reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito.
Esta questão recebeu 207 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2009 – Questão 46
No trecho - Com base em sua interpretação do Corão (...) – o termo destacado refere-se a a) Corão. b) governo da Arábia Saudita. c) forma mais difundida de paquera. d) capital Riad. e) população mais jovem.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 122
Quando Deus redimiu da tirania ...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 25
Passado muito tempo, resolvi tentar falar, porque estava sozinha me embrenhando na mesma vereda que Donana costumava entrar. Ainda recordo da palavra que escolhi: arado. Me deleitava vendo meu pai conduzindo o arado velho da fazenda carregado pelo...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 121
Receitas de vida por um mundo mais doce ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 39
O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova. Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa, rápida, multicolorida, performática....