ENEM PPL Linguagens e Humanas 2021 – Questão 37

Linguagens / Português
       Vamos ao teatro para um encontro com a vida, mas, se não houver diferença entre a vida lá fora e a vida em cena, o teatro não terá sentido. Não há razão para fazê-lo. Se aceitarmos, porém, que a vida no teatro é mais visível, mais vívida do que lá fora, então veremos que é a mesma coisa e, ao mesmo tempo, um tanto diferente. Convém acrescentar algumas particularidades. A vida, no teatro é mais compreensível e intensa porque é mais concentrada. A limitação do espaço e a compressão do tempo criam essa concentração.
BROOK. P. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civiização Brasileira. 1999.

Segundo o diretor inglês Peter Brook, na passagem citada, a relação entre vida cotidiana e teatro pode ser resumida da maneira seguinte:
a) Para assistir a uma peça de teatro, é preciso estar concentrado.
b) Não existe diferença entre a vida cotidiana e o teatro, eles são iguais.
c) No teatro, uma vida inteira pode acontecer e ser compreendida em apenas duas horas sobre um palco de dez metros quadrados.
d) No teatro, as falas são mais longas do que na vida cotidiana, e o palco é mais bonito.
e) No teatro, tudo é visível, os atores falam mais alto e mais pausadamente do que falamos no cotidiano, o que torna a vida mais compreensível.
 
Esta questão recebeu 201 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 73
Marque a alternativa cuja sequência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período. Nós...................................... socorremos o rapaz e a moça ............................................ a) mesmos – bastante – machucados b) mesmo – bastantes – machucados c) mesmos – bastantes – machucados d) mesmo - bastante – machucada e) mesmos – bastantes – machucada
Base dudow 2000 – Questão 4
4) (UFPR) Sobre o texto de Dimenstein e a charge de Angeli, é correto afirmar: ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 19
Comparando o texto da revista Época ao da revista Veja, é possível afirmar que eles a) apresentam a comediante como uma figura caricata e bastante frágil. b) não apresentam da mesma forma a comediante e a autenticidade de seu humor. c) assinalam a precariedade do humor de Dercy, daí o aspecto trágico de sua vida. d) convergem no que diz respeito ao perfil trágico da comediante. e) apontam para o fato de Dercy ter sido uma encenação, por isso pouco convincente.
UNESP 2012 – Questão 2
... cheios de fel e de tédio... Nesta passagem do sexto parágrafo, o cronista se utiliza figuradamente da palavra fel para significar a) rancor. b) eloquência. c) esperança. d) medo. e) saudade.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 24
Nos dias atuais, para as crianças e os adolescentes, a alimentação adequada e balanceada está associada, na maioria das vezes, à busca da forma ideal, segundo padrões ditados pela mídia. Se antes essa preocupação era predominantemente...