ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 65

Ciências Humanas / Geografia
Diversas regiões do atual estado de Minas Gerais, onde não foram encontrados metais preciosos em quantidade significativa, acabaram sendo ocupadas de forma mais lenta ao longo dos séculos XVIII e XIX. Esse é o caso da Zona da Mata, que correspondia à porção sudeste da capitania, coberta por uma densa vegetação de Mata Atlântica então existente.
SOARES, J. M. Cartografia e ocupação do território: a Zona da Mata mineira no século
XVIII e início do século XIX. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br.
Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

O texto indica que a velocidade de ocupação do atual estado de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX foi determinada por qual aspecto natural?
a) Padrão climático.
b) Recursos minerais.
c) Redes hidrográficas.
d) Diversidade biológica.
e) Composição pedológica.
Esta questão recebeu 155 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 31
Considere o mapa apresentado a seguir: Assinale a alternativa que, de acordo com o mapa, apresenta, respectivamente, a distância entre Campinas e Belo Horizonte e, entre Campinas e Campo Grande. a) 250 km e 437 km b) 250 km e 575 km c) 500 km e 875 km d) 500 km e 1125 km e) 750 km e 1250 km
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 31
Texto I ...
UNIP 2022 – Questão 26
Observe a imagem a seguir: ...
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 42
Nestas últimas décadas, está ocorrendo no Sudeste brasileiro um fenômeno muito importante: a formação de uma megalópole, isto é, a: a) integração espacial de áreas metropolitanas. b) concentração das agroindústrias em espaços reduzidos. c) descentralização das atividades culturais pelas médias cidades. d) desconcentração da indústrias de média e alta tecnologia. e) recuperação de áreas ambientalmente degradadas.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 78
A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la. ...