ENEM PPL Humanas e Natureza 2010 – Questão 24

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
A dependência regional maior ou menor da mão de obra escrava teve reflexos políticos importantes no encaminhamento da extinção da escravatura. Mas a possibilidade e a habilidade de lograr uma solução alternativa – caso típico de São Paulo – desempenharam, ao mesmo tempo, papel relevante.
FAUSTO, B.  História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000. 


A crise do escravismo expressava a difícil questão em torno da substituição da mão de obra, que resultou
a) na constituição de um mercado interno de mão de obra livre, constituído pelos libertos, uma vez que a maioria dos imigrantes se rebelou contra a superexploração do trabalho.
b) no confronto entre a aristocracia tradicional, que defendia a escravidão e os privilégios políticos, e os cafeicultores, que lutavam pela modernização econômica com a adoção do trabalho livre.
c) no “branqueamento” da população, para afastar o predomínio das raças consideradas inferiores e concretizar a ideia do Brasil como modelo de civilização dos trópicos.
d) no tráfico interprovincial dos escravos das áreas decadentes do Nordeste para o Vale do Paraíba, para a garantia da rentabilidade do café.
e) na adoção de formas disfarçadas de trabalho compulsório com emprego dos libertos nos cafezais paulistas, uma vez que os imigrantes foram trabalhar em outras regiões do país.
Esta questão recebeu 415 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 35
A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi definida, por alguns historiadores, como um momento de apogeu do Império brasileiro. Outros preferiram considerá-la como uma demonstração de seu declínio. Tal discordância se justifica porque o conflito...
Base dudow 2000 – Questão 52
O debate atual sobre os problemas ambientais que atingem o planeta terra tem um caráter eminentemente científico, cujos pressupostos teóricos encontram fundamentos nas concepções de pensadores renascentistas. Essas concepções estavam baseadas: a) No pensamento leigo e secular. b) Na condenação ao heliocentrismo. c) Nas leis impostas pelo poder divino. d) Na perspectiva teocentrista da ciência. e) Na ordenação religiosa e sobrenatural
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 32
Muitas crises políticas afetaram a América do Sul nos últimos, anos por razões distintas. Observe o mapa e responda. (Simielli, 2001) Pode-se afirmar que as crises nos paísesa) I e II foram geradas por oposição aos Estados Unidos.b) III e VIII decorreram do ingresso em blocos regionais.c) IV e V estão associadas ao tráfico de narcóticos.d) VI e X resultaram da eleição de políticos de esquerda.e) VII e IX foram causadas pelo não pagamento da dívida externa.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 19
A substância é um Ser capaz de Ação. Ela é simples ou composta. A substância simples é aquela que não tem partes. O composto é a reunião das substâncias simples ou Mônadas. Monas é uma palavra grega que significa unidade ou o que é uno....
FATEC 2008 – Questão 2
Naquela época, a sociedade da América Portuguesa já era suficientemente complexa para abrigar tensões e conflitos variados, nem sempre redutíveis a meras oposições. Assim, colonos se engalfinharam com colonos, e autoridades da metrópole se...