ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 128

Linguagens / Literatura
BONS DIAS!
14 de junho de 1889
 
Ó doce, ó longa, ó inexprimível melancolia dos jornais velhos! Conhece-se um homem diante de um deles. Pessoa que não sentir alguma coisa ao ler folhas de meio século, bem pode crer que não terá nunca uma das mais profundas sensações da vida, – igual ou quase igual à que dá a vista das ruínas de uma civilização. Não é a saudade piegas, mas a recomposição do extinto, a revivescência do passado.
ASSIS. M. Bons dias! (Crônicas 1885-1839).
Campinas Editora da Unicamp, São Paulo: Hucitec, 1590.
 
O jornal impresso é parte integrante do que hoje se compreende por tecnologias de informação e comunicação. Nesse texto, o jornal é reconhecido como
a) objeto de devoção pessoal.
b) elemento de afirmação da cultura.
c) instrumento de reconstrução da memória.
d) ferramenta de investigação do ser humano.
e) veículo de produção de fatos da realidade.
Esta questão recebeu 121 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 122
Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: “O contexto...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 147
Simetrias são encontradas, frequentemente, em nosso dia-a-dia. Elas estão nas asas de uma borboleta, nas pétalas de uma  flor ou em uma concha do mar. Em linguagem informal, uma figura no plano é simétrica quando for possível dobrá-la em duas partes, de modo que essas partes coincidam completamente. De acordo com a descrição acima, quais das figuras a seguir é simétrica? a)    b)  c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 19
NINGUÉM: Tu estás a fim de quê? ...
ENEM 2001 – Questão 1
O uso reiterado das reticências na letra da canção denota o propósito de marcar, na escrita, a) as interrupções que ocorreram na breve e apressada conversa. b) a ausência de interesse das personagens em dialogar. c) a supressão de falas que poderiam parecer agressivas. d) a enumeração de acontecimentos que deram origem ao encontro. e) as omissões de fatos relevantes que as personagens decidem ocultar.
UFABC 2008 – Questão 17
A passagem do texto que contém informação implícita análoga à da charge é: ...