ENEM Digital Natureza e Matemática 2020 – Questão 170

Matemática
   O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado para medir a qualidade do aprendizado do ensino básico no Brasil, é calculado a cada dois anos. No seu cálculo são combinados dois indicadores: o aprendizado e o fluxo escolar, obtidos a partir do Censo Escolar e das avaliações oficiais promovidas pelo Inep.
  O Ideb de uma escola numa dada série escolar pode ser calculado pela expressão
Ideb=N x P,
 
em que N é a média da proficiência em língua portuguesa e matemática, obtida a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e variando de 0 a 10. O indicador P, que varia de 0 a 1, por sua vez, refere-se ao fluxo escolar, pois considera as taxas de aprovação e reprovação da instituição, sendo calculado por
P equals 1 over T
 
em que T é o tempo médio de permanência dos alunos na série.
 
Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

    Uma escola apresentou no 9º ano do ensino fundamental, em 2017, um Ideb diferente daquele que havia apresentado nessa mesma série em 2015, pois o tempo médio de permanência dos alunos no 9º ano diminuiu 2%, enquanto a média de proficiência em língua portuguesa e matemática, nessa série, aumentou em 2%.
  Dessa forma, o Ideb do 9º ano do ensino fundamental dessa escola em 2017, em relação ao calculado em 2015,
a) permaneceu inalterado, pois o aumento e a diminuição de 2% nos dois parâmetros anulam-se.
b) aumentou em 4%, pois o aumento de 2% na média da proficiência soma-se à diminuição de 2% no tempo médio de permanência dos alunos na série.
c)  diminuiu em 4,04%, pois tanto o decrescimento do tempo médio de permanência dos alunos na série em 2% quanto o crescimento da média da proficiência em 2% implicam dois decréscimos consecutivos de 2% no valor do Ideb.
d)  aumentou em 4,04%, pois tanto o decrescimento do tempo médio de permanência dos alunos na série em 2% quanto o crescimento da média da proficiência em 2% implicam dois acréscimos consecutivos de 2% no valor do Ideb.
e) aumentou em 4,08%, pois houve um acréscimo de 2% num parâmetro que é diretamente proporcional e um decréscimo de 2% num parâmetro que é inversamente proporcional ao Ideb.
Esta questão recebeu 112 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 84
A soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética é dada por , onde n é um número natural. Para essa progressão, o primeiro termo e a razão são, respectivamente, a) 7 e 1. b) 1 e 6. c) 6 e 1. d) 1 e 7. e) 6 e 7.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 137
A figura representa a vista superior de uma bola de futebol americano, cuja forma é um elipsoide obtido pela rotação de uma elipse em torno do eixo das abscissas. Os valores a e b são, respectivamente, a metade do seu comprimento horizontal e a...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 145
Em um jogo on-line, cada jogador procura subir de nível e aumentar sua experiência, que são dois parâmetros importantes no jogo, dos quais dependem as forças de defesa e de ataque do participante. A força de defesa de cada jogador é...
Base dudow 2000 – Questão 4
Os valores de m, n, p de modo que sejam idênticos os polinômios: P1(x) = (m + n + p)x4 – (p + 1)x3 + mx2 + (n – p)x + n e P2(x) = 2mx3 + (2p + 7)x2 + 5mx + 2m são, respectivamente: a) 1, 2, -3. b) 2, 3, 1. c) –1 , 2, 2. d) 2, 1, -3. e) 1, -3, 2.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 154
A demografia médica é o estudo da população de médicos no Brasil nos aspectos quantitativo e qualitativo, sendo um dos seus objetivos fazer projeções sobre a necessidade da formação de novos médicos. Um desses estudos gerou um conjunto...