Base dudow 087 2000 – Questão 42

Ciências Humanas / História / A América Pré-Colombiana / Os Incas
Em 1533, ao descobrir a cidade de Cuzco, os espanhóis ficaram impressionados com o plano harmonioso de suas dimensões. O edifício mais notável da cidade era o Templo do Sol, o que revela a importância do culto solar, tanto que o Imperador Inca:

a) ao ser investido no cargo era transformado em "filho do Sol", constituindo-se em mediador privilegiado nas relações deste mundo com o sobrenatural.
b) assumia o controle de todas as cerimônias religiosas, visto que o imperador era considerado da linhagem dinástica de Manko Kapaq.
c) desposava uma irmã, o que o envolvia cada vez mais com os laços familiares, tornando o incesto uma instituição necessária à manutenção da dinastia de Kapaq.
d) era apresentado como "órfão e pobre", embora reconhecesse o grupo de parentesco como condição necessária para que fosse reconhecido como "filho do Sol" e tivesse o direito de morar no Templo do Sol.
e) estabelecia alianças com outras dinastias Incas, com o propósito de fortalecer o mito de Manko Kapaq e garantir a perpetuação de uma linhagem, ao mesmo tempo, divina e terrena.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 58
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 40
Assinale as alternativas corretas sobre o interesse da burguesia no processo de centralização política das monarquias europeias. ...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 68
O conhecimento é sempre aproximado, falível e, por isso mesmo, suscetível de contínuas correções. Uma justificação pode parecer boa, num certo momento, até aparecer um conhecimento melhor. O que define a ciência não será então a...
Base dudow 2000 – Questão 14
O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava: ...
FGV Economia 2009 – Questão 56
Pouco a pouco, [os cafeicultores] se afastam das tarefas ligadas à gestão direta das plantações, que são confiadas a administradores. Eles se estabelecem nas grandes cidades, sobretudo em São Paulo. Suas atividades de comerciantes não se...