Base dudow 001 2000 – Questão 14

Linguagens / Português / Período Composto - Coordenação / Oração Coordenada Explicativa
Certa vez, chamaram minha atenção para um erro de português no samba “Comprimido”. É a crônica de um sujeito que briga com a mulher. Ela dá uma dentada nele, que resolve deixar a marca para provar a agressão. Ganhou esse nome para enfatizar a ideia de que o indivíduo estava pressionado, a ponto de tomar um comprimido e morrer. Lá pelo fim do texto, há o erro: “Noite de samba / Noite comum de novela / Ele chegou / Pedindo um copo d´água / Pra tomar um comprimido / Depois cambaleando / Foi pro quarto / E se deitou / Era tarde demais / Quando ela percebeu que ele se envenenou”. Então me deram um toque. Aí tentei mudar. Nada encaixava. Um desespero. Aí decidi deixar assim, com erro mesmo. Nunca reclamaram.
(Adaptado de entrevista de Paulinho da Viola) 
É a crônica de um sujeito que briga com a mulher. Ela dá uma dentada nele, que resolve deixar a marca para provar a agressão. Preserva-se o mesmo sentido desse trecho em:
a) É a história de um indivíduo que se desentende com a mulher, leva uma mordida e decide preservar o sinal para provar que foi agredido.
b) É um comentário crítico sobre um fato do cotidiano: a discussão de um meliante com sua esposa. Ela lhe dá uma dentada e ele lhe deixa a marca para comprovar o insulto de que foi vítima.
c) É uma narração sobre um bate-boca entre um homem e uma mulher. Ela o morde e resolve deixar a marca para poder dar queixa à polícia.
d) É um relato sintético sobre a briga de um senhor com uma mulher. Ela o agride com os dentes e ele decide permitir que as marcas permaneçam, confirmando, assim, os xingamentos que recebeu.
e) É uma espécie de conto que fala da briga de um homem e sua mulher, com dentadas e marcas que comprovam as mútuas transgressões. 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 15
Sítio Gerimum ...
UNESP 2012 – Questão 1
Considere as frases com relação ao que se afirma na crônica de Eça de Queirós: ...
UNESP 2017 – Questão 9
No excerto, o traço mais característico do diabo é a) o autoritarismo, visível no seguinte trecho: “Não façamos mais detença”. b) a curiosidade, visível no seguinte trecho: “Danças também o tordião?”. c) a ironia, visível no seguinte trecho: “Que preciosa clausura!”. d) a ingenuidade, visível no seguinte trecho: “Fizeste bem, que é lindura!”. e) o sarcasmo, visível no seguinte trecho: “Pois dada está já a sentença!”
Base dudow 2000 – Questão 10
(UFSC) Assinale a oração subordinada adjetiva. a) Provou-se que existe pouco petróleo no Brasil. b) Ninguém desejava que ele morresse. c) Os dois vivemos momentos que não se esquecem. d) O provável é que tu te demitas do cargo. e) Não tenho interesse em que ele volte.
FUVEST 2007 – Questão 62
O termo sublinhado no trecho “Senti que ela fruía nisso um prazer silencioso e longo” refere-se, no texto, a) ao sorriso que ela dava quando lhe dirigiam a palavra. b) ao prazer silencioso e longo que ela fruía ao sorrir. c) à percepção do efeito das luzes do anúncio em seu braço. d) à falta de atenção aos que se encontravam ali reunidos. e) à alegria da roda de amigos que falavam de política e de pintura.