UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 26

Linguagens / Português EF / Semântica / Leitura e interpretação de texto
Havia cinco semanas que ali morava, e a vida era sempre a mesma, sair de manhã com o Borges, andar por audiências e cartórios, correndo, levando papéis ao selo, ao distribuidor, aos escrivães, aos oficiais de justiça. (...) Cinco semanas de solidão, de trabalho sem gosto, longe da mãe e das irmãs; cinco semanas de silêncio, porque ele só falava uma ou outra vez na rua; em casa, nada.
“Deixe estar, — pensou ele um dia — fujo daqui e não volto mais.”
Não foi; sentiu-se agarrado e acorrentado pelos braços de D. Severina. Nunca vira outros tão bonitos e tão frescos. A educação que tivera não lhe permitira encará- los logo abertamente, parece até que a princípio afastava os olhos, vexado. Encarou-os pouco a pouco, ao ver que eles não tinham outras mangas, e assim os foi descobrindo, mirando e amando. No fim de três semanas eram eles, moralmente falando, as suas tendas de repouso. Aguentava toda a trabalheira de fora, toda a melancolia da solidão e do silêncio, toda a grosseria do patrão, pela única paga de ver, três vezes por dia, o famoso par de braços.
Naquele dia, enquanto a noite ia caindo e Inácio estirava-se na rede (não tinha ali outra cama), D. Severina, na sala da frente, recapitulava o episódio do jantar e, pela primeira vez, desconfiou alguma cousa. Rejeitou a idéia logo, uma criança! Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a gente as sacuda, elas tornam e pousam. Criança? Tinha quinze anos; e ela advertiu que entre o nariz e a boca do rapaz havia um princípio de rascunho de buço. Que admira que começasse a amar? E não era ela bonita? Esta outra idéia não foi rejeitada, antes afagada e beijada. E recordou então os modos dele, os esquecimentos, as distrações, e mais um incidente, e mais outro, tudo eram sintomas, e concluiu que sim.
Machado de Assis, Uns braços (trecho).
Uma das características do Realismo é a introspecção psicológica. No conto, ela se manifesta, sobretudo,
a) no comportamento grosseiro de Borges, que impõe medo a D. Severina e desperta ódio em Inácio.
b) nas vivências interiores de Inácio e de D. Severina, que revelam seus sentimentos e conflitos.
c) na forma solitária como Inácio se submete no trabalho com Borges, sem que pudesse estar com sua mãe e irmãs.
d) nas reflexões de D. Severina, que vê Inácio como uma criança que merece carinho e não o silêncio e a reclusão.
e) na forma como o contato é estabelecido entre as personagens, já que a falta de diálogo é uma constante em suas vidas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 58
Para responder à questão, ler o texto que segue. ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 43
The excerpt of the first paragraph – You just do. – means that a) people simply laugh. b) you laugh because you learned it. c) people laugh involuntarily. d) you started laughing since you were a baby. e) people laugh the same way.
UERJ 2012 – Questão 2
A tira traz um efeito de surpresa ao final, produzido pela cena inusitada de uma pessoa sentada no ar, como se isso fosse possível. Esse efeito de surpresa se intensifica pelo fato de o último quadrinho contrastar com o seguinte aspecto da própria tira: a) exposição parcial do cotidiano familiar. b) sugestão gradual de atitudes imprevisíveis. c) apresentação sequencial de ações rotineiras. d) referência indireta à solidão dos personagens.
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 13
Em “Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos.” (1º parágrafo), os termos em destaque foram empregados, respectivamente, em sentido a) literal, figurado e figurado. b) figurado, figurado e literal. c) literal, literal e figurado. d) figurado, literal e figurado. e) literal, figurado e literal.
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 40
Segundo o texto, a risada: a) foi estudada pelos cientistas em locais com aglomeração de gente. b) só é prontamente entendida entre falantes do mesmo grupo linguístico. c) agrega diversos sentidos, como visão e audição, para ser comunicada. d) já foi estudada por cientistas das principais universidades do mundo. e) é uma resposta social, que pode ser observada em alguns animais.