UNESP 2021 – Questão 38

Ciências Humanas / História
   “O reconhecimento do território africano empreendido pelas campanhas de exploração e pelas missões religiosas foi facilitador de uma verdadeira invasão de mercadores europeus nas caravanas e rotas de comércio que ligavam diferentes pontos do continente. Muitos desses mercadores começaram a controlar algumas redes de comércio, criando novos sistemas de autoridade que não passavam mais por líderes africanos. De início, isso não representou nenhum tipo de perigo para as elites africanas, que já estavam acostumadas a negociar com árabes, indianos e  com os próprios europeus. No entanto, no decorrer do século, os europeus se tornaram senhores das principais rotas comerciais do litoral africano, inclusive as que ligavam as cidades orientais com o continente asiático.”
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

Ao avaliar a presença europeia no continente africano ao longo do século XIX, o texto caracteriza
a) um movimento de intensificação do comércio internacional, realizado a partir da difusão de valores universais como o cristianismo e a democracia.
b) o respeito europeu à multiplicidade de crenças e manifestações culturais e a insistência africana em manter formas arcaicas de organização política.
c) um esforço consciente e planejado de integração entre os continentes, por meio da constituição de ligações terrestres e marítimas.
d) um processo de interferência gradual e profunda nos padrões culturais africanos, de organização social e dinâmica política das sociedades locais.
e) a disposição europeia de colaborar para o progresso de países subdesenvolvidos, ampliando a capacidade produtiva das economias locais.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 42
Há grande diversidade entre aqueles que procuram inspiração em sua fé no Islã. A monarquia vaabita da Ará- bia Saudita e os líderes religiosos xiitas do Irã têm profundas discordâncias políticas e divergem igualmente em questões...
FAMERP 2020 – Questão 26
A associação das fábricas com “a erosão de padrões devida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou ...
Base dudow 2000 – Questão 60
“Atenas (...) mais atenta a alargar o seu império marítimo do que a usufruí-lo, com um governo político em que os rendimentos públicos eram distribuídos pelo povo enquanto os ricos eram oprimidos, nunca chegou a fazer esse grande ...
UNESP 2020 – Questão 13
Está reescrito em ordem direta, sem prejuízo de seu sentido original, o seguinte verso: ...
UNESP 2019 – Questão 21
De acordo com o artigo de Jason Farago, o “Manifesto Antropofágico”, escrito por Oswald de Andrade, foi influenciado a) pelo quadro Abaporu, produzido por Tarsila do Amaral em 1928. b) pela exuberância das paisagens tropicais brasileiras. c) pelo quadro Antropofagia, produzido antes da Semana de Arte Moderna. d) pelo estereótipo dos povos indígenas brasileiros. e) pelo sincretismo religioso na Bahia e pelo primitivismonas artes plásticas.