UNESP 2016 – Questão 11

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Leia o seguinte verbete do Dicionário de comunicação de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa:

 
Crônica
Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico, de amenidades etc. Segundo Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, a crônica é um meio-termo entre o jornalismo e a literatura: “do primeiro, aproveita o interesse pela atualidade informativa, da segunda imita o projeto de ultrapassar os simples fatos”. O ponto comum entre a crônica e a notícia ou a reportagem é que o cronista, assim como o repórter, não prescinde do acontecimento. Mas, ao contrário deste, ele “paira” sobre os fatos, “fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal (onde entram juízos implícitos e explícitos) do autor”. Por outro lado, o editorial difere da crônica, pelo fato de que, nesta, o juízo de valor se confunde com os próprios fatos expostos, sem o dogmatismo do editorial, no qual a opinião do autor (representando a opinião da empresa jornalística) constitui o eixo do texto.
Dicionário de comunicação, 1978

 
De acordo com o verbete, o editorial representa sempre:
a) o julgamento dos leitores.
b) a opinião do repórter.
c) a crítica a um fato político.
d) a resposta a outros veículos de comunicação.
e) o ponto de vista da empresa jornalística.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 26
O lobo que não é mau ...
UNESP s. port 2006 – Questão 31
Níveis elevados de contaminação por mercúrio no solo, nas plantas, nas águas e nos peixes ocorrem nas duas áreas brasileiras localizadas no mapa. ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 32
Nas duas últimas décadas, a ênfase na eliminação das barreiras nacionais visou, na maior parte das vezes, facilitar a livre circulação do capital. Como resultado dessa dinâmica, tem ocorrido em muitos países o alargamento da condição de...
UNESP 2015 – Questão 46
No território brasileiro, petróleo e gás são mais extraídos em áreas de a) rifteamento, sobretudo na depressão sertaneja do Nordeste. b) núcleos cristalinos, sobretudo nas planícies costeiras. c) cinturões orogenéticos, especialmente nos planaltos residuais da Amazônia. d) bacias sedimentares, sobretudo na plataforma continental. e) dobramentos modernos, especialmente nos planaltos e serras do Sudeste.
ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 31
Alternativas ao tipo de consumo cultural apresentado nas tiras resultariam de a) democratização do acesso a outras esferas de produção cultural. b) emissoras comprometidas com princípios cívicos. c) censura moralista diante das informações veiculadas. d) acesso da população aos canais de sinal fechado. e) movimento das Igrejas cristãs em defesa da família.