FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 49

Linguagens / Português EF / Semântica / Tipos Textuais
Quem primeiro me falou sobre as terras-raras acho que deve ter sido minha mãe, que era uma fumante inveterada e acendia um cigarro atrás do outro com um pequeno isqueiro Ronson. Certo dia ela me mostrou a “pedra” do isqueiro, retirando-a do mecanismo, e explicou que não era realmente uma pedra, e sim um metal que produzia faíscas quando raspado. Esse “misch metal” – consistindo, sobretudo, em cério – era uma mistura de meia dúzia de metais, todos eles muito semelhantes, e todos eles terras-raras. Esse nome curioso, terras-raras, tinha algo de mítico, de conto de fadas, e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas. Acreditava que eram também dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
(SACKS, Oliver. Tio Tungstênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Adaptado).
O texto apresentado é, predominantemente,
a) argumentativo em que o autor expõe as investigações de sua mãe acerca da função de alguns elementos químicos.
b) descritivo em que o autor apresenta, em uma sequência cronológica, a composição de um elemento observado por ele de forma objetiva e imparcial.
c) expositivo que prioriza a apresentação do clímax de uma ação dinâmica iniciada no passado.
d) narrativo em que o sujeito relata uma sequência de eventos experienciados numa perspectiva subjetiva.
e) dissertativo por meio do qual o autor explana sobre a vida de uma criança e os efeitos da aprendizagem.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 8
A tabela periódica é uma “ferramenta” importante para aqueles que lidam com a Química. Consultando-a, pode-se, por exemplo, concluir que: ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 118
A maratona é a mais longa, difícil e emocionante prova olímpica. Desde 1924, seu percurso é de 42,195 km. Tudo começou no ano de 490 a.C., quando os soldados gregos e persas travaram uma batalha que se desenrolou entre a cidade de Maratona e o...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 33
Analise o mapa-múndi (1985-1990). (ROSS, Jurandyr (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 251.) Os círculos em destaque no mapa-múndi representam as principais a) regiões industriais e polos técnico-científicos. b) áreas de vegetação desértica e semidesértica. c) zonas francas de livre-comércio e de produção exportadora. d) áreas sujeitas a vulcanismos e a abalos sísmicos. e) plataformas de extração de petróleo e de gás.
FUVEST 2007 – Questão 75
Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é: a) Cada um dos participantes, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias. b) Os que prometem ser justos, em geral, não conseguem sê-lo sem que se prejudiquem. c) Já deu dez horas e a entrega das medalhas ainda não foram feitas. d) O que se viam era apenas destroços, cadáveres e ruas completamente destruídas. e) Devem ter havido acordos espúrios entre prefeitos e vereadores daqueles municípios.
Base dudow 2000 – Questão 26
Texto I ...