UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 20

Linguagens / Literatura
    O que primeiro chama a atenção do crítico na ficção deste escritor é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica. Num momento em que Gustave Flaubert sistematizara a teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa; num momento em que Émile Zola preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, ele cultivou livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa.
   A sua técnica consiste essencialmente em sugerir as coisas mais tremendas da maneira mais cândida (como os ironistas do século XVIII); ou em estabelecer um contraste entre a normalidade social dos fatos e a sua anormalidade essencial; ou em sugerir, sob aparência do contrário, que o ato excepcional é normal, e anormal seria o ato corriqueiro. Aí está o motivo da sua modernidade, apesar do seu arcaísmo de superfície.
(Antonio Candido.
Vários escritos, 2004. Adaptado.)
 
O comentário do crítico Antonio Candido refere-se ao escritor
a) Machado de Assis.
b) José de Alencar.
c) Manuel Antônio de Almeida.
d) Aluísio Azevedo.
e) Euclides da Cunha.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 26
Pode-se afirmar que, com a ida à exposição dos czares russos, o narrador teve a oportunidade de ...
Mackenzie 2020 – Questão 8
A respeito do gênero literário crônica, indique a alternativa correta. ...
Base dudow 2000 – Questão 5
“Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinária azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada,...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 2
Com base nas informações verbais e visuais, é correto afirmar que o beliscão de Maria representa: ...
UNESP 2011 – Questão 7
Segundo o texto, o principal traço distintivo da Bossa Nova com relação ao samba-canção foi a) a influência do jazz. b) o afastamento do samba tradicional, batucado, quadrado. c) a exploração da positividade expressiva e um otimismo sem precedentes. d) a influência do tango e do bolero sofrida pela Bossa Nova. e) o caráter mais inovador e as virtudes rítmicas do samba-canção.