UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 20

Linguagens / Literatura
    O que primeiro chama a atenção do crítico na ficção deste escritor é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica. Num momento em que Gustave Flaubert sistematizara a teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa; num momento em que Émile Zola preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, ele cultivou livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa.
   A sua técnica consiste essencialmente em sugerir as coisas mais tremendas da maneira mais cândida (como os ironistas do século XVIII); ou em estabelecer um contraste entre a normalidade social dos fatos e a sua anormalidade essencial; ou em sugerir, sob aparência do contrário, que o ato excepcional é normal, e anormal seria o ato corriqueiro. Aí está o motivo da sua modernidade, apesar do seu arcaísmo de superfície.
(Antonio Candido.
Vários escritos, 2004. Adaptado.)
 
O comentário do crítico Antonio Candido refere-se ao escritor
a) Machado de Assis.
b) José de Alencar.
c) Manuel Antônio de Almeida.
d) Aluísio Azevedo.
e) Euclides da Cunha.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 61
Lembrança de morrer ...
Base dudow 2000 – Questão 60
Assinale a opção na qual todos os autores estejam relacionados com a primeira fase do romantismo português. a) Almeida Garret, Camilo Castelo Branco e Antônio Feliciano de Castilho. b) Almeida Garret, Bocage e Eça de Queiroz. c) Camilo Castelo Branco, Almeida Garret e João de Deus. d) Soares Passos, Júlio Dinis e Machado de Assis. e) Antônio Feliciano de Castilho, Alexandre Herculano e Almeida Garret.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 117
Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado. A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição...
UNESP 2018 – Questão 20
Na Europa, os artistas continuam a explorar caminhos traçados pelos primeiros pintores abstratos. Mas a abstração desses artistas não é geométrica: sua pintura não representa nenhuma realidade, tampouco procura reproduzir formas precisas. Cada...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 37
James Fries e a pesquisa de Jim Oeppen e James Vaupel a) chegaram às mesmas conclusões. b) tratam a mortalidade como produto das técnicas médicas disponíveis. c) divergem quanto ao limite da expectativa de vida. d) comprovam os resultados obtidos por Olshansky. e) concordam que a vida humana, teoricamente, tem um limite de 85 anos.