UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 19

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Jerônimo bebeu um bom trago de parati, mudou de roupa e deitou-se na cama de Rita.
— Vem pra cá... disse, um pouco rouco.
— Espera! espera! O café está quase pronto!
E ela só foi ter com ele, levando-lhe a chávena fumegante da perfumosa bebida que tinha sido a mensageira dos seus amores (...)
Depois, atirou fora a saia e, só de camisa, lançou-se contra o seu amado, num frenesi de desejo doído.
Jerônimo, ao senti-la inteira nos seus braços; ao sentir na sua pele a carne quente daquela brasileira; ao sentir inundar-se o rosto e as espáduas, num eflúvio de baunilha e cumaru, a onda negra e fria da cabeleira da mulata; ao sentir esmagarem-se no seu largo e peludo colo de cavouqueiro os dois globos túmidos e macios, e nas suas coxas as coxas dela; sua alma derreteu-se, fervendo e borbulhando como um metal ao fogo, e saiu-lhe pela boca, pelos olhos, por todos os poros do corpo, escandescente, em brasa, queimando-lhe as próprias carnes e arrancando-lhe gemidos surdos, soluços irreprimíveis, que lhe sacudiam os membros, fibra por fibra, numa agonia extrema, sobrenatural, uma agonia de anjos violentados por diabos, entre a vermelhidão cruenta das labaredas do inferno.
Aluísio de Azevedo, O cortiço.
O cortiço, obra naturalista,
a) traduziu a sensualidade humana na ótica do objetivismo científico, o que se alinha à grande preocupação espiritual.
b) fez análises muito subjetivas da realidade, pouco alinhadas ao cientificismo predominante na época.
c) explorou as mazelas humanas de forma a incitar a busca por valores éticos e morais.
d) não pôde ser considerado um romance engajado, pois deixou de lado a análise da realidade.
e) tratou de temas de patologia social, pouco explorados nas escolas literárias que o precederam.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 20
Pelas informações do poema de Filinto Elísio, é correto afirmar que o poeta: a) sofre calado, porque não quer que a amada padeça como ele. b) não se julga merecedor do amor da amada, que o vê como um atrevido. c) pretende revelar seus sentimentos à amada para deixar de padecer. d) acredita que a amada o considerará merecedor de seu amor. e) não se julga digno de receber o amor da amada e, por isso, sofre.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 6
Nas duas ocorrências, as aspas indicam que as expressões incorporadas ao texto a) não pertencem ao autor. b) são coloquialismos. c) estão livres de ambiguidade. d) não são de uso corrente. e) constituem neologismos.
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 41
O Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pode ser caracterizado pela predomínio das seguintes atividades econômicas: a) b) c) d) e)
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 13
A leitura da tirinha deixa evidente que os seres humanos genéricos ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 21
(Fernando Gonsales. Folha de S.Paulo, 08.07.2008.) No quadrinho, a carapaça de quitina dos insetos é relacionada à sua função protetora. Nesses animais, a quitina também se encontra diretamente relacionada às funções de a) sustentação e respiração. b) transpiração e circulação. c) locomoção e digestão. d) respiração e circulação. e) sustentação e reprodução.