UNICAMP 2017 – Questão 9

Linguagens / Literatura
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão.
a) Rejeição dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais.
b) Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais.
c) Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.
d) Crítica do realismo literário, narração iniciada com a morte do narrador-personagem, tematização de conflitos sociais.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2015 – Questão 51
O mapa abaixo mostra, de forma esquemática, como será feita a transposição do Rio São Francisco. ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 134
Nunca se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde alternativa, em...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 20
Ao lado da indústria da moda, a do rock é o melhor exemplo da vendabilidade elástica do passado cultural, com suas reciclagens regulares de sua própria história na forma de retomadas e releituras, retornos e versões cover. Nos últimos anos,...
Base dudow 2000 – Questão 52
Teu romantismo bebo, ó minha lua, ...
UNESP 2016 – Questão 18
“Pobre velha casa da minha infância perdida! / Quem te diria que eu me desacolhesse tanto! / Que é do teu menino? Está maluco. / Que é de quem dormia sossegado sob o teu teto provinciano? / Está maluco. / Quem de quem fui? Está maluco. Hoje é quem eu sou.” (4.a estrofe) O tom predominante nesta estrofe é de a) indiferença. b) ingenuidade. c) incerteza. d) acolhimento. e) desamparo.