UNICAMP 2016 – Questão 81

Ciências da Natureza / Química / Reações Químicas / Ocorrência das Reações
Os compostos (NH4)H2PO4 e NaHCO3 são usados em extintores como agentes de combate ao fogo. Quando lançados sobre uma chama, ocorrem as seguintes transformações:
(NH4)H2PO4 NH3 + H3PO4
H3PO4 polifosfato (viscoso)
NaHCO3 CO2 + H2O + Na2CO3 (particulado)
 
No combate a todos os tipos de incêndio, a nuvem formada de gás é importante, mas naqueles envolvendo materiais sólidos, o depósito do material oriundo da transformação do agente de combate sobre o combustível tem papel decisivo. Assim, o agente (NH4)H2PO4 pode substituir o NaHCO3 em qualquer situação, mas o contrário não é verdade. Isso permite concluir que no combate ao incêndio que envolve
a) líquidos inflamáveis, os dois agentes formam uma nuvem de gás, mas com sólidos em combustão, somente o material viscoso é capaz de inibir completamente o contato combustível/comburente.
b) líquidos inflamáveis, os dois agentes formam uma nuvem de gás, mas com sólidos em combustão, somente o material particulado é capaz de inibir completamente o contato combustível/comburente.
c) materiais sólidos em combustão, os dois agentes inibem completamente o contato combustível/comburente, mas com líquidos em combustão, somente o NaHCO3 é capaz de inibir este contato.
d) materiais sólidos em combustão, os dois agentes inibem completamente o contato combustível/comburente, mas com líquidos em combustão, somente o (NH4)H2PO4 é capaz de inibir este contato.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2007 – Questão 71
Sabe-se que, no estômago, o pH está na faixa de 1-3, e no intestino o pH é maior que 7. Com base nestas informações, pode-se prever que: a) só a aspirina é absorvida no estômago. b) só a anfetamina é absorvida no estômago. c) só a aspirina é absorvida no intestino. d) ambos os medicamentos são absorvidos no estômago. e) ambos os medicamentos são absorvidos no intestino.
UNESP (julho) 2012 – Questão 76
Marina e Miriam, duas jovens estudantes, adquiriram um cosmético para cabelos cuja composição, apresentada na embalagem, está descrita a seguir: ...
UEL 2011 – Questão 22
Durante atividades físicas, o aumento da temperatura do corpo e a consequente transpiração promovem a oxidação de gorduras acumuladas sobre a pele. As equações químicas de oxidação do ácido oleico, gordura presente na pele, são mostradas...
UNICAMP 2016 – Questão 38
Leia com atenção o texto abaixo. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 67
Há várias décadas, o ferro apresenta grande demanda em função de sua utilização nas indústrias como, por exemplo, na automobilística. Uma das principais matérias-primas utilizadas para a sua obtenção é um minério cujo teor em Fe2O3...