UNICAMP 2014 – Questão 26

Ciências da Natureza / Química / Eletroquímica / Eletrólise
O uso industrial do cloreto de sódio se dá principalmente no processo de obtenção de alguns importantes produtos de sua eletrólise em meio aquoso. Simplificadamente, esse processo é feito pela passagem de uma corrente elétrica em uma solução aquosa desse sal. Pode-se afirmar que a partir desse processo, seriam obtidos:
a) gás hidrogênio, gás oxigênio e ácido clorídrico.
b) gás hidrogênio, gás cloro e hidróxido de sódio em solução.
c) gás hidrogênio, gás cloro e ácido clorídrico.
d) gás hidrogênio, gás oxigênio e hidróxido de sódio em solução.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 94
Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada. Quando é adicionada água a essa mistura, ocorre uma...
Base dudow 2000 – Questão 6
As funções que podemos reconhecer nos compostos abaixo são: a) amida e enol. b) amina e álcool. c) amida e éster. d) amina e enol. e) amina e éster.
Base dudow 2000 – Questão 48
Qual o volume de água que deve ser adicionado a 50 ml de uma solução 0,4M de sulfato de alumínio para transformá-la em solução 0,02M? a) 750ml b) 800ml c) 850ml d) 900ml e) 950ml
Base dudow 2000 – Questão 5
Frequentemente, os médicos oftalmologistas recomendam o uso de "água boricada" para a assepsia dos olhos. Este medicamento é vendido sem restrições, nas farmácias, por se tratar de uma solução a 3% de H3BO3. Outro emprego comum do H3BO3 é no combate caseiro às baratas. Essa substância é classificada como um: a) sal. b) hidróxido. c) ácido. d) óxido. e) composto orgânico.
UNICAMP 2012 – Questão 27
Outro exemplo de desenvolvimento, com vistas a recargas rápidas, é o protótipo de uma bateria de íon-lítio, com estrutura tridimensional. Considere que uma bateria, inicialmente descarregada, é carregada com uma corrente média im= 3,2 A até atingir sua carga máxima de Q =0,8 Ah. O tempo gasto para carregar a bateria é de a) 240 minutos. b) 90 minutos. c) 15 minutos. d) 4 minutos.