UNICAMP 2012 – Questão 19

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Sistema Circulatório
A pressão parcial do gás O2(pO2) e a do gás CO2(pCO2foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2= 104 mmHg e pCO2= 40 mmHg, en quanto a amostra II teve pO2= 40 mmHg e pCO2= 45 mmHg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:
a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.
b) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração. 
c) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.
d) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2011 – Questão 43
Os gráficos abaixo representam a espacialização e proporção da pobreza e da indigência no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses gráficos, assinale a alternativa correta: ...
UNICAMP 2013 – Questão 29
Entre os vários íons presentes em 200 mililitros de água de coco há aproximadamente 320 mg de potássio, 40 mg de cálcio e 40 mg de sódio. Assim, ao beber água de coco, uma pessoa ingere quantidades diferentes desses íons, que, em termos de...
UNICAMP 2021 – Questão 23
A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade de massa óssea total e pela deterioração da microarquitetura do tecido, levando a um aumento da fragilidade óssea. Algumas células presentes no tecido ósseo são representadas na...
UNICAMP 2015 – Questão 81
Considere a matriz A = a0b1 onde a e b são números reais. Se A2 = A e A é invertível, então a) a = 1 e b = 1. b) a = 1 e b = 0. c) a = 0 e b = 0. d) a = 0 e b = 1.
UNICAMP 2015 – Questão 19
Nos porões dos navios vindos do Oriente no século XIV, chegavam milhares de ratos à Europa, onde encontravam um ambiente favorável, dadas as condições precárias de higiene. Esses ratos estavam contaminados e suas pulgas transmitiam um agente...