UNESP 2018 – Questão 19

Linguagens / Português
Leia o trecho do livro Bem-vindo ao deserto do real!, de Slavoj Žižek, para responder às questões.
 
Numa antiga anedota que circulava na hoje falecida República Democrática Alemã, um operário alemão consegue um emprego na Sibéria; sabendo que toda correspondência será lida pelos censores, ele combina com os amigos: “Vamos combinar um código: se uma carta estiver escrita em tinta azul, o que ela diz é verdade; se estiver escrita em tinta vermelha, tudo é mentira.” Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul: “Tudo aqui é maravilhoso: as lojas vivem cheias, a comida é abundante, os apartamentos são grandes e bem aquecidos, os cinemas exibem filmes do Ocidente, há muitas garotas, sempre prontas para um programa – o único senão é que não se consegue encontrar tinta vermelha.” Neste caso, a estrutura é mais refinada do que indicam as aparências: apesar de não ter como usar o código combinado para indicar que tudo o que está dito é mentira, mesmo assim ele consegue passar a mensagem. Como? Pela introdução da referência ao código, como um de seus elementos, na própria mensagem codificada.
(Bem-vindo ao deserto do real!, 2003.)
“Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].”
Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, o conteúdo dessa oração.
a) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul seria recebida pelos amigos.
b) Os amigos deveriam ter recebido, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul.
c) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul foi recebida pelos amigos.
d) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul é recebida pelos amigos.
e) Os amigos receberiam, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2021 – Questão 44
O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências ...
UNESP 2021 – Questão 54
Examine a imagem. (Paulo Roberto Fitz. Cartografia básica, 2008. Adaptado.) As coordenadas geográficas do ponto X, no sistema sexagesimal, são, aproximadamente, a) 45º48’W e 34º40’51”S. b) 43º54’E e 35º18’N. c) 45º48’W e 34º40’51”N. d) 45º48’E e 34º40’51”S. e) 43º54’W e 35º18’S.
UNESP 2008 – Questão 78
Indique a alternativa correta, de acordo com o texto 2. ...
UNESP 2018 – Questão 21
According to the cartoon, Shep a) considers his friend boring. b) thinks that humans are dumb. c) believes animals are inarticulate. d) agrees with what his friend said about animals. e) feels insulted because he thinks he is a human.
UNESP 2016 – Questão 49
Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado ...