UNICAMP 2014 – Questão 28

Ciências da Natureza / Química / Reações Químicas / Introdução
Recentemente encontrou-se um verdadeiro “fatberg”, um iceberg de gordura com cerca de 15 toneladas, nas tubulações de esgoto de uma região de Londres. Esse “fatberg”, resultado de descarte inadequado de gorduras e óleo usados em frituras, poderia ser reaproveitado na produção de:
a) sabão, por hidrólise em meio salino.
b) sabão, por transesterificação em meio salino.
c) biodiesel, por transesterificação em meio básico.
d) biodiesel, por hidrólise em meio básico.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP 2005 – Questão 81
A constante de equilíbrio da reação de dimerização de C5H6, representada pela equação ...
Base dudow 2000 – Questão 19
(PUCRS) A quantidade de peróxido de hidrogênio em água oxigenada pode ser determinada por titulação com permanganato de potássio conforme a equação 2KMnO4 + 5H2O2 + 3H2SO4 → 2MnSO4 + K2SO4 + 8H2O + 5O2 Pela análise da equação, é correto afirmar que a) o H2O2 é o agente oxidante. b) o H2SO4 sofre oxidação. c) o NOX do manganês no permanganato de potássio é + 5. d) o NOX do oxigênio varia de -1 a 0. e) o KMnO4 é o agente redutor.
Base dudow 2000 – Questão 58
Cu2S + O2 → 2 Cu + SO2 Da reação acima equacionada, é incorreto afirmar que: a) o cobre metálico é produzido pela redução do Cu 1+. b) a soma dos menores coeficientes inteiros do balanceamento é igual a 5. c) o gás oxigênio tem número de oxidação igual a zero. d) um dos produtos é o gás carbônico. e) um dos reagentes é o sulfeto de cobre
UFRGS - Química 2011 – Questão 49
A obtenção de metais puros por eletrodeposição é uma das aplicações práticas da eletroquímica. A eletrodeposição pode ser entendida como uma reação entre elétrons e íons. ...
Base dudow 2000 – Questão 20
Os gases provenientes da eletrólise da água do mar foram recolhidos em um recipiente fechado de capacidade igual a 5 litros. A mistura recolhida apresentava 7,5 moles de hidrogênio e 5 moles de cloro, que reagiram de acordo com a seguinte equação: H2(g) + Cl2(g) → 2 HCl(g) Sendo assim, a constante de equilíbrio, em termos de concentração molar (Kc) a uma dada temperatura em que 5 moles de HCl(g) foram obtidos, será: a) 1,0. b) 2,0. c) 2,5. d) 4,0. e) 5,0.