UNESP 2015 – Questão 42

Ciências Humanas / História
Em minha proclamação como Rei, já há quase quatro décadas, assumi o firme compromisso de servir aos interesses gerais da Espanha, com o afã de que os cidadãos chegassem a ser os protagonistas do seu próprio destino, e nossa Nação, uma democracia moderna, plenamente integrada na Europa.
Propus-me então a encabeçar a apaixonante tarefa nacional que permitiu aos cidadãos elegerem seus legítimos representantes e levarem a cabo essa grande e positiva transformação da Espanha, da qual tanto necessitávamos.
Hoje, quando olho para trás, não posso sentir senão orgulho e gratidão por vocês.
(Discurso de abdicação do Rei Juan Cartos, da Espanha, em 02.06.2014. http//brasil.elpais.com)
 
A ascensão de Juan Carlos ao trono da Espanha, mencionada no texto, deu-se com
a) o fim da Guerra Civil Espanhola, vencida pelos fascistas, que extinguiram a república e reinstauraram a monarquia no país.
b) a revolução social encabeçada pelos republicanos, que contaram com amplo apoio de tropas internacionais de voluntários.
c) a derrota dos movimentos separatistas basco e catalão, que, durante a ditadura franquista, haviam provocado a fragmentação política e territorial da Espanha.
d) a incorporação da Espanha à União Europeia, após o golpe monárquico que derrubou o regime fascista que controlou o país por quase quatro décadas.
e) o início de um processo amplo de redemocratização do país, após ter atravessado quase quatro décadas sob a ditadura franquista.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2009 – Questão 58
...
UNESP (julho) 2009 – Questão 66
A indústria de fertilizantes químicos, para a obtenção dos compostos nitrogenados, utiliza o gás amônia (NH3) que pode ser sintetizado pela hidrogenação do nitrogênio, segundo a equação química: ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 9
Todos os possíveis valores de m que satisfazem a desigualdade 2x2 – 20x + 2m > 0, para todo x pertencente ao conjunto dos reais, são dados por a) m > 10. b) m > 25. c) m > 30. d) m < 5. e) m < 30.
UNESP 2009 – Questão 19
O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a...
UNESP 2017 – Questão 77
Em um edifício em construção, João lança para José um objeto amarrado a uma corda inextensível e de massa desprezível, presa no ponto O da parede. O objeto é lançado perpendicularmente à parede e percorre, suspenso no ar, um arco de...