Base dudow 093 2000 – Questão 38

Ciências Humanas / Geografia / Fontes do Energia / História do Petróleo
Atualmente, na obtenção de energia, o Brasil, pelo menos no caso do petróleo, não pode ser encarado como um país de sorte, pois, além de as reservas desse recurso serem relativamente escassas em seu território, elas se localizam em áreas de dispendiosa operacionalidade.
(Geografia – Módulo 5 – Médice e Almeida)
 
A leitura do texto permite concluir que:
a) as maiores reservas brasileiras de petróleo se concentram na plataforma continental, o que determina que a sua exploração seja bastante onerosa.
b) a produção de petróleo em terra, no território brasileiro, demanda uma tecnologia que o país ainda não conseguiu desenvolver.
c) apesar da escassez das reservas petrolíferas, o país consegue a sua auto-suficiência através da Braspetro, subsidiária da Petrobras, que atua em várias partes do mundo.
d) as recentes descobertas de grandes jazidas, na Amazônia e no Pantanal, encarecem o produto final, em virtude da grande distância com os mercados consumidores.
e) a concorrência na produção com as grandes petrolíferas (As Sete Irmãs) e com a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) inibe a auto-suficiência.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 32
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento em regiões na fronteira Brasil-Bolívia formou um grande arco ao longo de dois importantes rios. Observe os mapas. ...
Base dudow 2000 – Questão 3
As maiores concentrações populacionais asiáticas correspondem às áreas: a) industrializadas b) de sopés de montanhas c) de influência de grandes portos d) de deltas e vales fluviais e) de maior atividade extrativista vegetal e mineral
UFABC 2006 - 2007 – Questão 40
Governo autoriza redução de álcool ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 45
O mapa aponta três grandes unidades do relevo brasileiro. ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 37
Observe as figuras: ...