UNESP 2016 – Questão 49

Ciências Humanas / Geografia
O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio - APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o impasse nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos mercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou-os a aderir maciçamente aos APC.
 
(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. "O Brasil. o Mercosul e os acordos preferenciais de comércio'. In: Enrique Iglesias et al. (orqs.). Os desafios da América Latina no século XXI, 2015).
Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado
a) dos pactos internacionais de mútuo desenvolvimento econômico, o que leva a investimentos na qualificação da mão de obra em países periféricos.
b) do endividamento interno dos países subdesenvolvidos, o que provoca forte pressão internacional pela comercialização de seus produtos primários.
c) da crise de superprodução dos antigos centros industriais, o que demanda rápidos acordos para evitar fechamentos de empresas e demissões em massa.
d) do enfraquecimento dos antigos blocos econômicos, o que provoca divergências políticas e econômicas em setores produtivos estratégicos de cada país.
e) da globalização da economia, o que alimenta uma crescente integração e uma relativa uniformização das condições de existência das sociedades.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2019 – Questão 8
Examine o cartum de Mick Stevens, publicado pela revista The New Yorker em 15.02.2018 e em seu Instagram, e as afirmações que se seguem. I. Depreende-se do cartum uma concepção platônica do amor. II. No cartum, o conceito físico mencionado reforça a ideia de amor platônico. III. No cartum, nota-se a atribuição de características humanas a seres inanimados. Está correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) II e III. c) II. d) I. e) III.
FUVEST 2016 – Questão 64
A partir das imagens a seguir, pode-se inferir a progressão do delta do rio Huang Ho (Rio Amarelo), na costa leste da China, famoso pelo transporte de sedimentos conhecidos por loess. De 1979 a 2000, alterou-se consideravelmente a morfologia do...
UNESP (julho) 2014 – Questão 44
A dinâmica de circulação atmosférica tem importante papel na definição dos regimes climáticos predominantes em cada região brasileira. Dentre as razões que explicam a excepcional estiagem e as elevadas temperaturas que assolaram a região...
Base dudow 2000 – Questão 20
O Brasil vem passando por um rápido processo de urbanização: de 46 em 1940, as cidades passaram a abrigar 75% do total da população, em 1991. ...
UNESP 2016 – Questão 56
O feminismo não é uma ideologia no sentido positivo de conjunto de ideias, muito menos é uma ideologia no sentido negativo de “falsa consciência” que serviria para acobertar a disputa de poder entre homens e mulheres. O feminismo não é uma...