UNESP 2016 – Questão 49

Ciências Humanas / Geografia
O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio - APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o impasse nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos mercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou-os a aderir maciçamente aos APC.
 
(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. "O Brasil. o Mercosul e os acordos preferenciais de comércio'. In: Enrique Iglesias et al. (orqs.). Os desafios da América Latina no século XXI, 2015).
Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado
a) dos pactos internacionais de mútuo desenvolvimento econômico, o que leva a investimentos na qualificação da mão de obra em países periféricos.
b) do endividamento interno dos países subdesenvolvidos, o que provoca forte pressão internacional pela comercialização de seus produtos primários.
c) da crise de superprodução dos antigos centros industriais, o que demanda rápidos acordos para evitar fechamentos de empresas e demissões em massa.
d) do enfraquecimento dos antigos blocos econômicos, o que provoca divergências políticas e econômicas em setores produtivos estratégicos de cada país.
e) da globalização da economia, o que alimenta uma crescente integração e uma relativa uniformização das condições de existência das sociedades.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2014 – Questão 40
Durante o período da presidência de Rodrigues Alves (1902-1906), o Rio de Janeiro passou por um amplo processo de reurbanização. Um dos objetivos desse processo foi ...
FAMERP 2015 – Questão 23
A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam. Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau...
UNESP 2022 – Questão 15
The second paragraph states that “The Posthumous Memoirs of Brás Cubas” is a a) recommended reading due to its stimulating style. b) respectable and conventional novel, although it has surprised readers. c) manifesto against racism and social injustice. d) lordly novel no matter how unconventional it may seem. e) difficult book to understand because it is too radical.
UERJ 2006 – Questão 51
Radiografia do século XX no seu final ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Com base no esquema a seguir, identifique os movimentos das placas tectônicas: a) 1- convergente, 2- divergente e 3-convergente. b) 1- tangencial, 2- transcorrente e 3-divergente. c) 1- transformante, 2- divergente e 3-convergente. d) 1- divergente, 2- convergente e 3-divergente. e) 1-transcorrente, 2- divergente e 3-convergente.