UNESP 2013 – Questão 68

Ciências da Natureza / Biologia / Protozoários / Protozoonoses
Em determinada região do nosso país, o sistema de saúde verificou um crescente número de mortes por problemas cardíacos, sobretudo em pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos. Tais mortes não estavam relacionadas a históricos de sobrepreso ou hipertensão. Investigado o problema, verificou-se que há décadas a população não contava com condições adequadas de moradia. Muitas das casas eram de pau a pique e estavam infestadas de insetos. Segundo os sanitaristas, as mortes deviam-se a uma parasitose endêmica na região.
Pode-se afirmar que, mais provavelmente, a parasitose em questão é causada por organismos da espécie
a) Plasmodium vivax.
b) Trypanosoma cruzi.
c) Triatoma infestans.
d) Taenia solium.
e) Schistosoma mansoni.
Esta questão recebeu 11 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 1
Os exames colpocitológico e histológico do colo do útero podem ser utilizados para a detecção de lesões ou neoplasias intraepiteliais no trato genital. Eles são importantes para o diagnóstico de:a) HPV.b) HIV.c) H5N1.d) Rotavírus.e) Hepatite A.
Base dudow 2000 – Questão 2
Os inseticidas clorados são muito estáveis e permanecem nos ecossistemas por muito tempo. Em uma cadeia alimentar, uma parte da biomassa é transferida de um nível trófico para outro, e outra parte é consumida. No entanto, as perdas dos...
UNESP 2015 – Questão 39
A partilha da África entre os países europeus, no final do século XIX, ...
UNESP 2010 – Questão 39
A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a...
Base dudow 2000 – Questão 22
Alguns casos de obesidade mórbida têm sido tratados através de cirurgia que inclui o encurtamento do intestino delgado, com o objetivo de diminuir a superfície de absorção de nutrientes. A grande capacidade de absorção do epitélio intestinal se deve à presença de: a) desmossomos. b) glicocálice. c) plasmodesmos. d) zonas de oclusão. e) microvilosidades.