UNESP 2010 – Questão 61

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
 Leia a notícia. 
DENGUE TIPO 4 REAPARECE APÓS 25 ANOS
A dengue é causada por quatro tipos de vírus: DENV-1,  DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O tipo DENV-4 não era  encontrado no país desde 1982, mas exames de sangue  feitos em Manaus mostram que a dengue tipo 4 está de  volta ao país. Embora a infecção causada pelo DENV-4  não seja, por si só, muito agressiva, o retorno dela é,  ainda assim, uma má notícia para a saúde pública  brasileira. Isso porque aumenta a possibilidade de que as  pessoas desenvolvam a forma hemorrágica da  doença, muito mais letal.
(Notícia veiculada por diferentes agências, março de 2009.) 
Em razão do contido na notícia, pode-se afirmar que,  antes do reaparecimento do vírus DENV-4,
a) eram menores as possibilidades de as pessoas  desenvolverem a forma hemorrágica da doença, pois os  tipos virais, embora mais agressivos que o vírus  DENV-4, raramente levavam ao quadro hemorrágico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral,  menos agressiva, porém letal, a questão da dengue no  Brasil agravou-se.
b) havia no Brasil apenas três tipos virais e,  portanto, eram três as diferentes possibilidades de uma  pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um  quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou  a ser 25% maior. A dengue adquirida a partir de  qualquer um desses quatro tipos de vírus, se não tratada  pode evoluir para a forma hemorrágica da doença. 
c) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto,  a possibilidade de as pessoas virem a adquirir a  dengue era menor. O reaparecimento do vírus  DENV-4 aumentou a possibilidade de as pessoas terem  um primeiro contato com qualquer uma das  variantes virais e, consequentemente, desenvolver a  dengue, que, se não tratada, pode evoluir para a forma  hemorrágica da doença.
d) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir  a desenvolver a forma hemorrágica da doença  se entrasse em contato com mais um dentre os dois  outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto  tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa  entre em contato com um tipo diferente e desenvolva  a forma hemorrágica da doença.
e) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir  a desenvolver a forma hemorrágica da doença  se entrasse novamente em contato com o tipo a partir  da qual desenvolveu a doença. Com o reaparecimento  de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de  que esta pessoa entre em contato com uma variante  de mesmo tipo e desenvolva a forma hemorrágica  da doença.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 21
According to the cartoon, Lola: a) has already slept for seven hours. b) will sleep until 7 am. c) is planning to go to bed at midnight. d) used to sleep for nine hours. e) went to sleep at 10 pm.
ENEM Regular - Natureza e Matemática 2020 – Questão 121
  Uma população encontra-se em equilíbrio genético quanto ao sistema ABO, em que 25% dos indivíduos pertencem ao grupo O e 16%, ao grupo A homozigotos. Considerando que: p = frequência de IA; q = frequência de IB; e r = frequência de i, espera-se encontrar: A porcentagem de doadores compatíveis para alguém do grupo B nessa população deve ser de a) 11%. b) 19%. c) 26%. d) 36%. e) 60%.
UNESP (julho) 2011 – Questão 11
Levando em consideração que o jornalista Fernando Soléra se refere à Corrida Internacional de São Silvestre, indique, com base nos dados fornecidos pela própria crônica, o número de provas dessa tradicional corrida que Marílson Gomes dos Santos não disputou depois do ano em que foi bicampeão: a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.
UNESP 2008 – Questão 23
...
UNESP 2017 – Questão 62
Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação: ...