UNESP 2010 – Questão 61

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
 Leia a notícia. 
DENGUE TIPO 4 REAPARECE APÓS 25 ANOS
A dengue é causada por quatro tipos de vírus: DENV-1,  DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O tipo DENV-4 não era  encontrado no país desde 1982, mas exames de sangue  feitos em Manaus mostram que a dengue tipo 4 está de  volta ao país. Embora a infecção causada pelo DENV-4  não seja, por si só, muito agressiva, o retorno dela é,  ainda assim, uma má notícia para a saúde pública  brasileira. Isso porque aumenta a possibilidade de que as  pessoas desenvolvam a forma hemorrágica da  doença, muito mais letal.
(Notícia veiculada por diferentes agências, março de 2009.) 
Em razão do contido na notícia, pode-se afirmar que,  antes do reaparecimento do vírus DENV-4,
a) eram menores as possibilidades de as pessoas  desenvolverem a forma hemorrágica da doença, pois os  tipos virais, embora mais agressivos que o vírus  DENV-4, raramente levavam ao quadro hemorrágico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral,  menos agressiva, porém letal, a questão da dengue no  Brasil agravou-se.
b) havia no Brasil apenas três tipos virais e,  portanto, eram três as diferentes possibilidades de uma  pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um  quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou  a ser 25% maior. A dengue adquirida a partir de  qualquer um desses quatro tipos de vírus, se não tratada  pode evoluir para a forma hemorrágica da doença. 
c) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto,  a possibilidade de as pessoas virem a adquirir a  dengue era menor. O reaparecimento do vírus  DENV-4 aumentou a possibilidade de as pessoas terem  um primeiro contato com qualquer uma das  variantes virais e, consequentemente, desenvolver a  dengue, que, se não tratada, pode evoluir para a forma  hemorrágica da doença.
d) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir  a desenvolver a forma hemorrágica da doença  se entrasse em contato com mais um dentre os dois  outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto  tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa  entre em contato com um tipo diferente e desenvolva  a forma hemorrágica da doença.
e) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir  a desenvolver a forma hemorrágica da doença  se entrasse novamente em contato com o tipo a partir  da qual desenvolveu a doença. Com o reaparecimento  de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de  que esta pessoa entre em contato com uma variante  de mesmo tipo e desenvolva a forma hemorrágica  da doença.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 39
O artilheiro de um navio de guerra em treinamento, percebendo que por pouco não conseguia alcançar o alvo atirando da distância mínima definida para a realização do disparo, pensou durante um certo tempo em como atingir o alvo sem que, no...
UNESP 2018 – Questão 45
Esse produto percorreu ampla região, desde o Morro da Tijuca, no Rio de Janeiro, no primeiro quartel do século XIX, até o norte do Paraná, onde praticamente cessou sua marcha na década de 1970. Nesse período, seu percurso deixou marcas...
UNESP 2015 – Questão 32
Os homens da Idade Média estavam persuadidos de que a terra era o centro do Universo e que Deus tinha criado apenas um homem e uma mulher, Adão e Eva, e seus descendentes. Não imaginavam que existissem outros espaços habitados. O que viam no...
Base dudow 2000 – Questão 5
(SÃO LEOPOLDO) Assinale a alternativa incorreta: a) os consumidores são heterótrofos. b) os heterótrofos dependem dos autótrofos. c) os decompositores decompõem a matéria orgânica. d) todos os vegetais são autótrofos, produtores. e) os herbívoros são heterótrofos.
Base dudow 2000 – Questão 59
A camada de queratina da pele representa um grande fator de proteção para o homem. Entre as alternativas abaixo, aquela que justifica essa afirmativa é: ...