UNESP s. port 2007 – Questão 21

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
Uma das maiores preocupações a respeito da gripe aviária, ou gripe do frango, é o risco de uma mistura entre o vírus que causa tal doença e o vírus da gripe humana comum, o que facilitaria a transmissão da gripe aviária entre as pessoas. O vírus da gripe aviária é o H5N1, e o tipo mais comum da gripe humana é causado pelo vírus H3N2. Suponha que um laboratório obteve um vírus “híbrido”, com capa protéica H5N1 e material genético de H3N2. Esse vírus foi inoculado em embrião de galinha, no qual se reproduziu. Os vírus obtidos foram isolados e inoculados em galinhas adultas sadias, nas quais também se reproduziram. 

Pode-se dizer que essas galinhas
a) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois podem transmitir a esses o vírus que desenvolve a gripe aviária e que já provocou a morte de algumas dezenas de pessoas.
b) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois podem adquirir destes o vírus H3N2, o qual pode hibridizar com o vírus das aves, produzindo uma forma infectante para o homem.
c) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois apresentam em seu organismo ambos tipos de vírus, H3N2 e H5N1, sendo este último capaz de infectar o organismo humano.
d) apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H3N2 e, muito embora devam ser mantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripe aviária.
e) apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H5N1 e, muito embora devam ser mantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripe aviária.
 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 14
Sobre essas doenças e quanto às informações apresentadas nos textos, pode-se afirmar quea) o agente causador de ambas as doenças é uma bactéria que pode se alojar em roedores silvestres, no caso brasileiro, a capivara.b) os agentes causadores...
UEL 2016 – Questão 24
O título da obra Ninfa Tecendo Casulo contém, do ponto de vista biológico, um erro conceitual referente à metamorfose dos insetos. Com base nos conhecimentos sobre o desenvolvimento pós-embrionário dos insetos, considere as afirmativas a...
UNESP s. port 2006 – Questão 9
O nível sonoro N, medido em decibéis (dB), e a intensidade l de um som, medida em watt por metro quadrado (W/m2), estão relacionados pela expressão: N = 120 + 10.log10(l). Suponha que foram medidos em certo local os níveis sonoros, N1 e N2, de dois ruídos com intensidades l1 e l2, respectivamente. Sendo N1 – N2 = 20 dB, a razão I1I2 é: a) 10–2. b) 10–1. c) 10. d) 10². e) 10³.
UFSJ CG menos linguagens 2012 – Questão 35
Na canção CURARE, composta por Bororo e eternizada na voz de Orlando Silva, a primeira estrofe diz: ...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 41
Considerando-se os vários tipos de transmissão das doenças, foram feitas as seguintes afirmações: ...