Base dudow 089 2000 – Questão 59

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Analise as proposições seguintes que se referem aos Contos de Machado de Assis:
I. Em O espelho, O anel de Polícrates e Teoria do Medalhão há uma tendência à dramatização, recurso utilizado com o propósito de criar a ilusão de imediatismo e confabulação.
II. Em Um homem célebre, A causa secreta e Cantiga de Esponsais, o autor faz uma análise psicológica de tipos humanos.
III. Em Conto alexandrino e A igreja do Diabo, o narrador relata experiências audaciosas que revelam intenções filosófico-doutrinárias sobre as contradições humanas.
IV. Em O alienista, o autor faz uma paródia à exclusividade da ciência como detentora da verdade humana traduzida nas peripécias de Simão Bacamarte em sua Casa Verde.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II III e IV estão corretas.
c) Apenas II e IV estão corretas.
d) Apenas I II e III estão corretas.
e) I, II, III, IV estão corretas.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 10
"Mas, recusando o colóquio, desintegrou-se no ar constelado de problemas." (v. 7-8) O estranhamento provocado no verso sublinhado constitui um caso de: a) pleonasmo b) metonímia c) hipérbole d) metáfora
Base dudow 2000 – Questão 7
A Semana de Arte Moderna, realizada em ______, ______, marca _______ do Modernismo no Brasil: a) 1917 - em São Paulo / o advento. b) 1920 - em São Paulo / a preparação. c) 1921 - no Rio de Janeiro / a consagração. d) 1922 - no Rio de Janeiro / o início. e) 1922 - em São Paulo / a oficialização.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 22
Ao conceber-se bonita, D. Severina entendeu que a) era possível Inácio estar apaixonado por ela. b) sua beleza não era para ser desfrutada por uma criança. c) a traição a Borges seria um grande equívoco. d) Inácio, de fato, desejava vingar-se de Borges. e) o marido não a via assim, ao contrário de Inácio.
Base dudow 2000 – Questão 53
A expressão “secas borboletas caídas” (verso 14) é uma metáfora para: a) flores de prata (v. 3). b) pedras (v. 5). c) romantismo (v. 10). d) folhas (v. 11). e) galhos supremos (v. 11).
UFABC 2009 – Questão 29
Assinale a alternativa em que é empregada linguagem figurada. ...