UNESP (julho) 2007 – Questão 56

Ciências Humanas / História / A Colonização Portuguesa / A Economia Açucareira
A idéia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola.
(Luis Felipe de Alencastro, O trato dos viventes.)
 
A partir do texto, pode-se concluir que
a) as duas regiões de colonização no Atlântico Sul eram independentes, unidas somente pela subordinação à metrópole.
b) a presença dos colonizadores portugueses assegurou a produção agroexportadora no continente africano, do século XVI ao XVIII.
c) as duas regiões unidas pelo oceano formaram um só sistema de exploração colonial criado pelos portugueses nos séculos XVI e XVII.
d) a Coroa portuguesa privilegiava a porção africana, isto é, a reprodução de escravos, dentro do império colonial, nos séculos XVI e XVII.
e) nossa história não coincide com o nosso território colonial, isto é, a colônia portuguesa da América do Sul era simples prolongamento da Europa.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 80
De acordo com o texto, é correto afirmar que ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 2
Considere o texto a seguir: ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 66
Os catalisadores desempenham importante papel em vários processos químicos. Uma reação genérica entre os reagentes A e B pode ocorrer na ausência ou na presença de um catalisador (cat). A + B → C + D não-catalisada A + B →cat C + D catalisada Indique a alternativa que melhor representa as reações catalisada e não catalisada. a) b) c) d) e)
FATEC 2009 – Questão 4
Considere o texto. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 26
A água é um recurso natural fundamental para o homem e para inúmeras atividades econômicas. No entanto, o uso inadequado dos recursos hídricos, a desigual distribuição geográfica da potencialidade hídrica, mostrada na figura, e as...