UNESP (julho) 2005 – Questão 60

Ciências Humanas / História / A Crise do Populismo / João Goulart (1961 - 1964)
O golpe militar de 1º de abril de 1964 causou uma enorme perplexidade na esquerda e nos nacionalistas, que, de uma maneira geral, acreditavam na irreversibilidade histórica das reformas propostas pelo governo João Goulart.
(Marcos Napolitano, “Seguindo a canção”: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969).)

Acerca dessas reformas, é correto afirmar que
a) a prioridade do PSD e da UDN era a aprovação de um projeto de reforma agrária que defendesse as pequenas e médias propriedades.
b) a mais importante reforma – a fiscal – não recebeu o apoio do PTB e do PCB, que a consideravam conservadora e antiimperialista.
c) se constituíam nas chamadas Reformas de Base, que supunham várias reformas, como a agrária, a bancária, a urbana e a fiscal, entre outras.
d) a aprovação pela Câmara dos Deputados da reforma agrária sem indenização aos proprietários fez eclodir o golpe de Estado em 1964.
e) houve sérias críticas do governo dos EUA e do FMI em relação à reforma fiscal aprovada pelo Senado, com o apoio decisivo do PSP e do PDC.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 25
O Mercantilismo pode ser definido como: ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 43
A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto...
UNESP (julho) 2014 – Questão 76
O gráfico representa, aproximadamente, como varia a temperatura ambiente no período de um dia, em determinada época do ano, no deserto do Saara. Nessa região a maior parte da superfície do solo é coberta por areia e a umidade relativa do ar é...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 18
Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele...
UNESP (julho) 2009 – Questão 58
Expansão das estradas de ferro ...