UNESP (julho) 2005 – Questão 60

Ciências Humanas / História / A Crise do Populismo / João Goulart (1961 - 1964)
O golpe militar de 1º de abril de 1964 causou uma enorme perplexidade na esquerda e nos nacionalistas, que, de uma maneira geral, acreditavam na irreversibilidade histórica das reformas propostas pelo governo João Goulart.
(Marcos Napolitano, “Seguindo a canção”: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969).)

Acerca dessas reformas, é correto afirmar que
a) a prioridade do PSD e da UDN era a aprovação de um projeto de reforma agrária que defendesse as pequenas e médias propriedades.
b) a mais importante reforma – a fiscal – não recebeu o apoio do PTB e do PCB, que a consideravam conservadora e antiimperialista.
c) se constituíam nas chamadas Reformas de Base, que supunham várias reformas, como a agrária, a bancária, a urbana e a fiscal, entre outras.
d) a aprovação pela Câmara dos Deputados da reforma agrária sem indenização aos proprietários fez eclodir o golpe de Estado em 1964.
e) houve sérias críticas do governo dos EUA e do FMI em relação à reforma fiscal aprovada pelo Senado, com o apoio decisivo do PSP e do PDC.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 3
Com a Terceira Revolução Industrial, a nova divisão do trabalho estabeleceu uma classificação dos países capitalistas, segundo o domínio de cada um sobre: a) os recursos minerais. b) o conhecimento técnico-científico. c) as fontes de energia. d) as indústrias de bens duráveis. e) as indústrias de bens de base.
FUVEST 2007 – Questão 41
No Brasil, os escravos: ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 31
Observe a charge e assinale a alternativa que explica, corretamente, a situação nela exposta. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 58
Expansão das estradas de ferro ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 55
Parece notícia velha, mas a ciência e o ensino da ciência continuam sob ataque. No portal www.brasilescola.com há um texto de Rainer Sousa, da Equipe Brasil Escola, que discute a origem do homem. No final, o texto diz: “sendo um tema polêmico...