ENEM 2 Humanas e Natureza 2016 – Questão 74

Ciências da Natureza / Química / Reações Químicas / Introdução
Utensílios de uso cotidiano e ferramentas que contêm ferro em sua liga metálica tendem a sofrer processo corrosivo e enferrujar. A corrosão é um processo eletroquímico e, no caso do ferro, ocorre a precipitação do óxido de ferro (III) hidratado, substância marrom pouco solúvel, conhecida como ferrugem. Esse processo corrosivo é, de maneira geral, representado pela equação química:
 
 

 
Uma forma de impedir o processo corrosivo nesses utensílios é
a) renovar sua superfície, polindo-a semanalmente.
b) evitar o contato do utensílio com o calor, isolando-o termicamente.
c) impermeabilizar a superfície, isolando-a de seu contato com o ar úmido.
d) esterilizar frequentemente os utensílios, impedindo a proliferação de bactérias.
e) guardar os utensílios em embalagens. isolando-os do contato com outros objetos.
Esta questão recebeu 349 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 56
O Brasil é um dos países que obtêm melhores resultados na reciclagem de latinhas de alumínio. O esquema a seguir representa as várias etapas desse processo: ...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 26
THAVES,Jornal do Brasil, 19 fev. 1997 (adaptado). A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida: a) Ampliação da jornada diária. b) Melhoria da qualidade do trabalho. c) Instabilidade nos cargos ocupados. d) Eficiência na prevenção de acidentes. e) Desconhecimento das etapas produtivas.
Base dudow 2000 – Questão 51
Detectores de incêndio são dispositivos que disparam um alarme no início de um incêndio. Um tipo de detector contém uma quantidade mínima do elemento radioativo amerício-241. A radiação emitida ioniza o ar dentro e ao redor do detector,...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 10
Certa solução aquosa de bicarbonato de sódio, NaHCO3, ...
UERJ 2015 – Questão 31
Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos. A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa. A fórmula química desse óxido corresponde a: a) CO2. b) SO3. c) H2O. d) Na2O.