UNESP 2 2022 – Questão 12

Linguagens / Português
No primeiro parágrafo, a impessoalidade da linguagem está bem exemplificada no trecho:
a) “Se comparados aos da Antiguidade, nossa identificação com outras pessoas e nosso compartilhamento de seus sofrimentos e morte aumentaram.”
b) “Como sabemos, os gladiadores saudavam o imperador ao entrar com as palavras ‘Morituri te salutant’ (Os que vão morrer te saúdam).”
c) “Assistimos ao futebol, e não aos gladiadores na arena.”
d) “Tudo indica que nenhum sentimento de identidade unia esses espectadores àqueles que, na arena, lutavam por suas vidas.”
e) “Não mais consideramos um entretenimento de domingo assistir a enforcamentos, esquartejamentos e suplícios na roda.”
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 110
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010. ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 28
O comportamento do público, em geral, parece indicar o seguinte: o texto da peça de teatro não basta em si mesmo, não é uma obra de arte completa, pois ele só se realiza plenamente quando levado ao palco. Para quem pensa assim, ler um texto...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 120
Quaresma despiu-se, lavou-se, enfiou a roupa de casa, veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro prateleiras, fora...
Base dudow 2000 – Questão 5
Uma das alternativas a seguir está errada quanto à correspondência no emprego dos tempos verbais. Assinale qual é essa alternativa. a) Porque arrumara carona, chegou cedo à cidade. b) Se tivesse arrumado carona, chegaria cedo à cidade. c) Embora arrume carona, chegará tarde. d) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade. e) Embora tenha arrumado carona, chegou tarde.
UERJ 2006 – Questão 4
É uma sucessão de caras iguais como na repetição monótona de um rosto só. Nas caras não há senão a inexpressão. (ref.4) Embora não marcada linguisticamente, há uma relação semântica clara entre os dois períodos apontados acima. Essa relação pode ser explicitada pelo emprego do conectivo indicado em: a) mas. b) quando. c) embora. d) porque.