UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 47

Ciências Humanas / História / O Mundo em Guerra / Imperialismo
 
As duas imagens são representativas de um dos ícones de uma época. A pintura impressionista de Monet, ao dar ênfase na luz e no movimento, inventa a plasticidade da locomotiva envolta na fumaça do progresso vencendo as brumas do caminho rumo à conquista da cidade. Na imagem da locomotiva da estrada de ferro Madeira-Mamoré, a natureza da floresta recobre o símbolo do progresso que invadiu a região amazônica. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas a respeito das características dos contextos históricos a que remetem essas duas imagens.
( ) Crença na vitória da razão científica sobre o obscurantismo, com o desaparecimento das nuvens da escuridão para dar lugar ao predomínio da crença na luz do progresso humano simbolizado pela locomotiva e sua fumaça entrando na cidade iluminada pela luz elétrica.
( ) Desenvolvimento de novos inventos e inovações tecnológicas, como a locomotiva, a luz elétrica, o telégrafo, a pilha e o navio a vapor, que contribuíram para consolidar o poder da burguesia industrial e reforçar a dominação imperialista das potências industriais europeias sobre os mundos americano, africano e asiático.
( ) Expansão e interiorização das ferrovias na América, África e Ásia, para integrar os mercados produtores aos consumidores, transportar as matérias-primas e os alimentos a fim de atender às demandas dos mercados, de acordo com as necessidades e os interesses das potências imperialistas.
( ) Emergência de novos centros econômicos no interior da Amazônia voltados para a extração da borracha no território do Acre recém-incorporado ao Brasil, reforçando o dinamismo e a euforia criados.
 
A sequência correta é 
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - F.
e) V - V - F - V.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 10
Considerando a economia Colonial e Imperial no Brasil, a mão-de-obra escrava negra esteve menos presente nos trabalhos: a) das atividades dos cafezais fluminenses (Rio de Janeiro); b) do ciclo do ouro ou da mineração; c) do ciclo do gado ou pecuária nordestina; d) do ciclo do açúcar ou açucareiro; e) do pequeno ciclo dos diamantes, paralelo ao ciclo da mineração.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 89
O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 50
Um fabricante decidiu produzir luminárias no formato de uma semiesfera com raio de 20 cm. A parte interior, onde será alojada a lâmpada, receberá uma pintura metalizada que custa R$ 40,00 o metro quadrado; já a parte externa da luminária...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 30
Considerado por parte da comunidade científica e aeronáutica como o “pai da aviação”, Santos-Dumont, devido aos combates aéreos com o uso de metralhadoras e bombas na Primeira Guerra Mundial, apelou ...
Base dudow 2000 – Questão 42
A febre especulativa começou ainda sob o Império (...). A libertação dos escravos provocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (...). [O] primeiro governo republicano, (...)...