UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 1

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Para responder à questão, leia a introdução de um artigo que trata da história da arte brasileira, particularmente da pintura.
 
​Pintores Brasileiros
Olívio Tavares de Araújo
Cartão Postal, óleo s/ tela de Tarsila do Amaral, 1929
 
Que pintor retrata melhor o Brasil, as cores do Brasil? Ora, a verdade é que, do verde suave dos pampas ao verde-escuro das florestas, do branco do  candomblé  ao  rosa-pirulito  das  casinhas  do litoral, são muitos Brasis. O de Volpi, Tarsila, Portinari, Di Cavalcanti ...
 
O turista estrangeiro que compra uma pintura em cores vivas representando araras, jiboias e tucanos está comprando uma redução folclorizante1, não um pedacinho verdadeiro do Brasil. Quem diz que as cores vivas são as tropicais nunca entrou na floresta amazônica, onde tudo é denso e sombrio. 
Aliás, quais serão, realmente, as cores brasileiras? Aqueles tons claros de giz das caiações das casinhas do litoral paulista, rosas, verdes e azuis que lembram os pirulitos da infância – e que Volpi justamente resgatou em sua pintura? O branco das mães de santo da Bahia ou o roxo das cerimônias da Semana Santa em Ouro Preto? O verde leve dos pampas ou o verde profundo e dramático da hileia? É um lugar-comum, mas um lugar-comum verdadeiro: há2 muitos Brasis, e nada resume todos eles. E há2, portanto3, diferentes obras e artistas a representar emblematicamente o país.
Revista Ícaro Brasil, edição de outubro de 1999 (adaptado)
 
Julgue se as afirmativas sobre a organização linguística do fragmento são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O emprego de folclorizante (ref.1) denota uma valoração positiva das obras compradas pelos turistas estrangeiros.
( ) A conjunção "pois", colocada na posição em que portanto (ref.3) aparece no texto, é uma opção de reescrita para encadear a conclusão do raciocínio proposto.
( ) Cada ocorrência de (ref.2) pode ser reescrita como existe, mantendo-se o sentido, a adequação gramatical e a coesão.
A sequência correta é
a) V – F – F.
b) F – V – V.
c) F – V – F.
d) V – V – V.
e) V – F – V.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 122
Pecados, vagância de pecados. Mas, a gente estava com Deus? Jagunço podia? Jagunço - criatura paga para crimes, impondo o sofrer no quieto arruado dos outros, matando e roupilhando. Que podia? Esmo disso, disso, queri, por pura toleima; que...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 5
A química e a física constituem a base para determinar os processos de preservação e restauro mais convenientes para esculturas e monumentos históricos. Produtos químicos sintéticos são utilizados para restaurar, preservar e proteger tanto...
Base dudow 2000 – Questão 8
Na mesma passagem, "Ora, Afonso de Teive antes queria renegar da virtude, que já muito a medo lhe segredava os seus antigos ditames, QUE EXPOR-SE À IRRISÃO DE PESSOAS DAQUELE QUILATE." (ref. 4), a oração em destaque tem valor: a) Comparativo. b) Causal. c) Temporal. d) Concessivo. e) Consecutivo.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 14
Assinale a alternativa em que a frase do segundo quadrinho está corretamente expressa na primeira pessoa do plural. a) E se nós se concentrarmos em sexo e virmos como organismo reage?! b) E se nós nos concentrar em sexo e vir como o organismo reage?! c) E se nós nos concentrarmos em sexo e virmos como organismo reage?! d) E se nós nos concentrarmos em sexo e vermos como organismo reage?! e) E se nós se concentrarmos em sexo e vermos como organismo reage?!
Base dudow 2000 – Questão 20
"Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no: a) Presente do subjuntivo. b) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo. c) Presente do indicativo. d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo. e) Pretérito imperfeito do indicativo.