UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 1

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Para responder à questão, leia a introdução de um artigo que trata da história da arte brasileira, particularmente da pintura.
 
​Pintores Brasileiros
Olívio Tavares de Araújo
Cartão Postal, óleo s/ tela de Tarsila do Amaral, 1929
 
Que pintor retrata melhor o Brasil, as cores do Brasil? Ora, a verdade é que, do verde suave dos pampas ao verde-escuro das florestas, do branco do  candomblé  ao  rosa-pirulito  das  casinhas  do litoral, são muitos Brasis. O de Volpi, Tarsila, Portinari, Di Cavalcanti ...
 
O turista estrangeiro que compra uma pintura em cores vivas representando araras, jiboias e tucanos está comprando uma redução folclorizante1, não um pedacinho verdadeiro do Brasil. Quem diz que as cores vivas são as tropicais nunca entrou na floresta amazônica, onde tudo é denso e sombrio. 
Aliás, quais serão, realmente, as cores brasileiras? Aqueles tons claros de giz das caiações das casinhas do litoral paulista, rosas, verdes e azuis que lembram os pirulitos da infância – e que Volpi justamente resgatou em sua pintura? O branco das mães de santo da Bahia ou o roxo das cerimônias da Semana Santa em Ouro Preto? O verde leve dos pampas ou o verde profundo e dramático da hileia? É um lugar-comum, mas um lugar-comum verdadeiro: há2 muitos Brasis, e nada resume todos eles. E há2, portanto3, diferentes obras e artistas a representar emblematicamente o país.
Revista Ícaro Brasil, edição de outubro de 1999 (adaptado)
 
Julgue se as afirmativas sobre a organização linguística do fragmento são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O emprego de folclorizante (ref.1) denota uma valoração positiva das obras compradas pelos turistas estrangeiros.
( ) A conjunção "pois", colocada na posição em que portanto (ref.3) aparece no texto, é uma opção de reescrita para encadear a conclusão do raciocínio proposto.
( ) Cada ocorrência de (ref.2) pode ser reescrita como existe, mantendo-se o sentido, a adequação gramatical e a coesão.
A sequência correta é
a) V – F – F.
b) F – V – V.
c) F – V – F.
d) V – V – V.
e) V – F – V.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 20
O valor sintático-semântico do vocábulo sublinhado no trecho “Há os outros, (...) que mal se deram”, corresponde ao do mesmo termo em: a) Vou aceitar o cargo, apesar de falar mal o português. b) Meu livro foi mal acolhido pelos críticos de plantão. c) Mal sabia eu o que me esperava atrás daquela porta. d) Em público, ela mal olha para mim. e) Mal entrei em casa, o telefone tocou.
UERJ 2011 – Questão 13
O personagem reclama de uma vida na qual se dedicou a ações que agora vê como negativas.Essas ações estão melhor descritas em: a) Tentei debalde canalizar para termo razoável esta prosa que se derrama como a chuva (ref.3) b) E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. (ref.8) c) Coloquei-me acima da minha classe, creio que me elevei bastante. (ref.9) d) fui guia de cego, vendedor de doce e trabalhador alugado. (ref.10)
Base dudow 2000 – Questão 28
Todas as frases estão corretas quanto ao uso do particípio, EXCETO: a) Ela tinha acendido o fogo. b) Eu havia entregado os documentos na secretaria. c) O jogador foi expulso do jogo. d) Sua mesa não está limpa. e) Eles não haviam impresso o trabalho.
Base dudow 2000 – Questão 24
No capítulo XXVI do romance "Iracema", de José de Alencar, Martim decide acompanhar Poti, que volta à nação pitiguara, onde nascera para defendê-la do ataque de povos inimigos. Antes da partida, os dois "irmãos" confabulam para decidir se...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 7
Se o médico não tem a informação adequada, existe a possibilidade de não fazer o tratamento correto... ...