UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 26

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Érico Veríssimo
Em vários poemas de A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, há na escuridão uma luz que brilha (um fraco pavio’’, uma pequena ampola fulgurante, uma lanterna,  o sucedâneo da estrela nas mãos ), caracterizando a noite como um espaço onde se planejam as lutas e se geram as revoluções. De forma similar, em O continente, de Érico Veríssimo, a noite acoberta a luta armada.
 
Leia o fragmento a seguir.
"Era uma noite fria de lua cheia. As estrelas  cintilavam  sobre a  cidade de Santa Fé, que de tão quieta e deserta parecia um  cemitério abandonado. Era tanto o  silêncio e tão leve o ar, que  se alguém aguçasse o ouvido talvez pudesse até escutar o sereno na  solidão.
Agachado atrás de um muro, José Lírio preparava-se para a última corrida. Quantos passos dali até a igreja? Talvez uns dez ou doze, bem puxados. Recebera ordens para revezar o companheiro que estava de vigia no alto duma das torres da Matriz. "Tte Liroca - dissera-lhe o coronel, havia poucos minutos - suba pro alto do campanário e fique de olho firme no quintal do Sobrado. Se alguém aparecer pra tirar água do poço, faça fogo sem piedade."
 
Esse episódio ocorre em junho de 1895, num momento  crítico da _____. O casarão de _____, e chefe político do município, sofre o cerco dos maragatos, liderados pelo coronel _____. No Sobrado, estão, entre outros, a velha Bibiana, _____ de Ana Terra. A obra geral O tempo e o vento narra a história da formação do Rio Grande do Sul desde o século XVIII até o ano de 1946, _____.
 
Analise a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) Revolução Farroupilha - Pedro Terra - Bento Amaral - filha - retrocedendo e avançando no tempo
b) Revolução Federalista - Bolívar Cambará - Ricardo Amaral - irmã - fazendo coincidir tempo da narração e tempo dos fatos narrados
c) Revolução Farroupilha - Juvenal Terra - José Borges - bisneta - obedecendo à ordem cronológica dos fatos
d) Revolução Federalista - Licurgo Cambará - Alvarino Amaral - neta - intercalando níveis temporais
e) Revolução Farroupilha - Rodrigo Cambará - Francisco Amaral - filha - abolindo a cronologia dos fatos

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 42
Assim se pode definir o romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo: a) Relato da vida nas repúblicas estudantis do tempo do Império. b) Estudo da psicologia de um tipo de mulher brasileira, no ambiente rural. c) História de fidelidade ao amor de infância, na sociedade do Rio Imperial. d) Crônica de um caso de mistério, na sociedade carioca de fins do século. e) Narrativa sobre o problema da escravidão, na sociedade brasileira do século passado.
Base dudow 2000 – Questão 60
Manuel Bandeira escreveu vários poemas sobre a cidade do Recife. Graciliano Ramos tomou continuamente a natureza nordestina como paisagem. Assinale a alternativa que melhor expressa essa igualdade. ...
Base dudow 2000 – Questão 71
Leia o fragmento textual de Fernando Pessoa e assinale a alternativa CORRETA. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 12
Cruz e Sousa utiliza o verso tradicionalmente empregado no soneto, o decassílabo de origem italiana. Aponte a alternativa cujo verso apresenta o esquema acentual 1-4-6-10: a) Da gargalhada atroz, sanguinolenta. b) Agita os guizos, e convulsionado. c) Nessas macabras piruetas d’aço. d) Vamos! Retesa os músculos, retesa. e) De uma ironia e de uma dor violenta.
Base dudow 2000 – Questão 34
Quanto à linguagem naturalista: a) A descrição é empregada esporádica e excepcionalmente. b) A linguagem é predominantemente sinestésica. c) Há uma preocupação acentuada com detalhes e minúcias, tornando lenta a narrativa. d) A linguagem, muitas vezes, é técnica e científica. e) A linguagem naturalista acompanha as crenças científicas de sua época.