UFSCar - Quí, Mat e His 2006 – Questão 28

Ciências Humanas / História / A América Pré-Colombiana / Introdução
As injustiças e tiranias, que se têm executado nos naturais destas terras, excedem muito às que fizeram em África. Em espaço de quarenta anos se mataram e se destruíram por esta costa e sertão mais de dois milhões de índios, e mais de quinhentas povoações como grandes cidades, e disto nunca se viu castigo. Proximamente, ao ano de 1655, se cativaram no rio Amazonas dois mil índios, entre os quais muitos eram amigos e aliados dos portugueses, e vassalos de Vossa Majestade, tudo contra a disposição da lei que veio naquele ano a este Estado, e tudo mandado obrar pelos mesmos que tinham maior obrigação de fazer observar a mesma lei; e também não houve castigo: e não só se requer diante de V.M. a impunidade destes delitos, senão, licença para os continuar.
(Pe. Antônio Vieira. Carta a el-rei D. Afonso VI, 1657.)
 
Sobre o documento e o contexto histórico em que foi produzido, é correto afirmar:
a) as leis portuguesas estabeleciam para as populações indígenas uma situação pior de exploração do que a prevista para a escravidão africana.
b) o interesse dos padres jesuítas era garantir para suas missões a abundância de mão-de-obra indígena.
c) as denúncias eram infundadas porque ao Estado português não interessava destruir uma parte de seus súditos.
d) a escravidão africana era mais amena do que a indígena porque o valor do escravo garantia que sua vida fosse poupada.
e) a legislação portuguesa, que permitia a escravização de indígenas nas denominadas guerras justas, favorecia ações criminosas dos colonos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 64
Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não...
UNESP (julho) 2010 – Questão 38
Entre as várias rebeliões ocorridas no período regencial, destaca-se a chamada Guerra dos Farrapos, iniciada em 1835. O conflito ...
Base dudow 2000 – Questão 26
Documentos inéditos descobertos na Inglaterra relatam que, apenas 13 anos depois de proclamada a Independência, o governo brasileiro pediu auxílio militar às grandes potências da época – Inglaterra e França – para reprimir a Cabanagem...
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 12
Dois blocos idênticos foram posicionados em uma mesa de altura h, conforme indica a figura 1. Em seguida, a posição dos blocos foi modificada, conforme indica a figura 2. Nas condições dadas, a altura h da mesa, em cm, é igual a: a) 85. b) 78. c) 76. d) 72. e) 66.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 66
TEXTO I ...