UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 5

Linguagens / Português / Sintaxe / Regência Verbal
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
A regência do verbo abdicar, que aparece no trecho — não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir —, pode ser substituída, de modo compatível com a norma padrão e com o sentido do texto, pelo que está em:
a) não abdica na busca de um sentido transcendente para o mistério de existir.
b) não se abdica a busca de um sentido transcendente para o mistério de existir.
c) não se abdica pela busca de um sentido transcendente para o mistério de existir.
d) não abdica para a busca de um sentido transcendente para o mistério de existir.
e) não abdica a busca de um sentido transcendente para o mistério de existir.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 60
Assinale a alternativa em que a regência verbal está correta: a) Prefiro mais a cidade que o campo.b) Chegamos finalmente em Santo André.c) Esta é a cidade que mais gosto.d) Assisti ao concerto de que você tanto gostou. e) Ainda não paguei o médico.
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 43
Os retratos de José da Silva e de D. Quitéria traçados pelo narrador ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Óbito do autor ...
Base dudow 2000 – Questão 47
Não há erro de regência em que alternativa? a) Aqui ninguém desobedece o regulamento. b) Logo hoje, esqueci-me todos os documentos. c) Você já respondeu todas as questões desta prova? d) Toda ação implica em uma reação igual e contrária. e) A anedota agradou-a inteiramente a plateia.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 4
De acordo com o texto, é correto afirmar que hoje a) é flagrante a banalização das relações afetivas e do sexo. b) o jovem tem, na realidade, menos liberdade sexual. c) a sexualidade do jovem está isenta de preconceito. d) a repressão sexual é mais explícita que no passado. e) as mudanças sexuais têm sido cada vez mais proteladas.