UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 4

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
A alternativa em que todas as palavras grifadas são responsáveis pela coesão do texto é:
a) esperar dele, graças do porvir, ela é tudo o que nos resta.
b) esperar dele, que se é capaz, se você acredita.
c) o desafio é, graças do porvir, que a morte é o fim.
d) o valor do futuro, forma de existência, todo cuidado é pouco.
e) as incomensuráveis graças, ao contrário, valor do intervalo.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 7
Dentre os temas presentes na poesia de Gonzaga, destaca-se, nesse texto, a: a) idealização da natureza pastoril grega. b) antecipação da felicidade conjugal. c) influência do poema Camões, de Garret. d) presença do medievalismo europeu. e) dominação de Portugal sobre o Brasil-Colônia.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 40
The human brain a) is employed about 10% of the time in its full capacity. b) could use 90% of its energy in future, after additional research. c) may be used at only 10% of its full potential in certain situations. d) is highly demanded by people who have an extraordinary memory for numbers. e) was much more active in scientists like Albert Einstein and William James.
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 38
Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222, ...
UNESP 2011 – Questão 2
Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode-se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso a) evitar a arte retórica. b) conhecer bem o assunto. c) discernir a verdade do assunto. d) ser capaz de criar aparência de verdade. e) unir a arte retórica à expressão da verdade.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 13
Leia a tira. ...