UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 4

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
A alternativa em que todas as palavras grifadas são responsáveis pela coesão do texto é:
a) esperar dele, graças do porvir, ela é tudo o que nos resta.
b) esperar dele, que se é capaz, se você acredita.
c) o desafio é, graças do porvir, que a morte é o fim.
d) o valor do futuro, forma de existência, todo cuidado é pouco.
e) as incomensuráveis graças, ao contrário, valor do intervalo.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 23
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Nos dois textos percebe-se a) divisão métrica irregular. b) intertextualidade denominada paródia. c) composição lírica em terceira pessoa. d) construção poética como espaço utópico. e) bucolismo.
UNESP 2011 – Questão 2
Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode-se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso a) evitar a arte retórica. b) conhecer bem o assunto. c) discernir a verdade do assunto. d) ser capaz de criar aparência de verdade. e) unir a arte retórica à expressão da verdade.
FUVEST 2006 – Questão 10
A televisão tem de ser vista _____ um prisma crítico, principalmente as telenovelas, _____ audiência é significativa. Temos de procurar saber _____ elas prendem tanto os telespectadores. Preenchem de modo correto as lacunas acima, respectivamente, a) a nível de / as quais a / por que b) sobre / que / porquê c) sob / cuja / por que d) em nível de / cuja a / porque e) sob / cuja a / porque
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 123
Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras ...