UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 3

Linguagens / Português EF
A Unidade Ortográfica
Velhíssima questão a da unidade ortográfica do português usado no Brasil e em Portugal. Que a prosódia seja diferente, é natural. Num país imenso como o nosso, há diversas formas de pronunciar as palavras, e o próprio vocabulário admite expressões regionais — o mesmo acontecendo com todas as línguas do mundo.
O diabo é a grafia, sobre a qual os portugueses não abrem mão de escrever “director”, por exemplo. Não é o mesmo caso de “facto” e “fato”, que têm significações diferentes e, com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses em se referir à roupa e ao acontecimento.
Arnaldo Niskier, quando presidente da Academia Brasileira de Letras, conseguiu acordo com a Academia de Ciências de Lisboa, assinaram-se tratados com a aprovação dos governos do Brasil e de Portugal. O acordo previa o consenso de todos os países lusófonos. Na época, somente os dois principais interessados estavam em condições de obter um projeto comum - mais tarde, Cabo Verde também toparia.
Numa das últimas sessões da ABL, Sérgio Paulo Rouanet, Alberto da Costa e Silva e Evanildo Bechara trouxeram o problema ao plenário — um dos temas recorrentes da instituição é a feitura definitiva do vocabulário a ser adotado por todos os países de expressão portuguesa. (...)
Cristão-novo nesta questão, acredito que não será para os meus dias a solução para a nossa unidade ortográfica.
(Carlos Heitor Cony. Folha de S.Paulo, 10.08.2004.)
Assinale a frase que apresenta a mesma construção sintática de: assinaram-se tratados com a aprovação dos governos do Brasil e de Portugal.
a) Na Declaração do Milênio, divulgaram-se metas de preservação dos recursos hídricos.
b) O lance foi acidental: chocaram-se dois jogadores numa disputa normal de bola.
c) Os agentes russos conseguiram infiltrar-se no coração político da Alemanha Ocidental.
d) Alguns chefes da Gestapo arrependeram-se de seus crimes, depois da derrota nazista.
e) Na feira do Masp, aos domingos, vendia-se muito até 1998.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 31
Em “estou convencido de que, em benefício da segurança de todo o povo, o comércio de armas deveria ser bastante restringido e rigorosamente controlado”, as vírgulas empregadas mostram que: a) há uma posição vacilante do autor sobre o tema discutido; b) houve necessidade de uma explicação no desenvolvimento do texto; c) ocorreu uma inversão da ordem direta dos termos das frases; d) um aposto sempre vem entre vírgulas; e) as opiniões do autor merecem destaque.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 9
Se a civilização era enaltecida por Jacinto, era de se esperar que, para ele, a vida apartada do progresso: ...
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 12
Nos Estados Unidos, a taxa de natalidade entre adolescentes a) apresenta uma tendência recente de diminuição. b) foi mais elevada na década de 1980 que na década de 1990. c) cresceu em 14% entre 1980 e 1996. d) atingiu seu pico nas décadas de 1980 e 1990. e) decresceu na última década, tendo seu pico em 1996.
Base dudow 2000 – Questão 71
É necessário corrigir a grafia dos termos destacados na frase: a) A rispidez de suas palavras magoou-nos profundamente. b) Ele é um homem sisudo, mas não chega a ser rabugento. c) As pessoas benquistas costumam irritar as ressentidas. d) Impõe-se a contensão de despezas para este orçamento. e) A concisão do texto dificulta discernir os detalhes.
UERJ 2005 – Questão 1
A memória é a gaveta dos guardados (ref.1) ...