UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 30

Ciências Humanas / Geografia / Crescimento Populacional e a Estrutura Etária do Brasil / Crescimento Populacional
A partir dos dados dos quadros e da análise geoeco-nômica do mundo atual, assinale a alternativa correta.
 
(ONU. Desenvolvimento Social e Econômico. Projeção da
população Mundial, 2001.)
 
a) A participação das cidades com mais de 10 milhões de habitantes em países centrais reduziu-se, desde 1950, indicando declínio da sua importância para o capitalismo.
b) Em 2000, menos de 1/5 das grandes cidades localizava-se em países centrais e as latinoamericanas predominavam entre as cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
c) As projeções para 2015 apontam que o número de cidades globais será superior ao número de megacidades e que estas se concentrarão na América Latina, Ásia e África.
d) Em 2015, será igual o número de cidades de países centrais entre as maiores do mundo, e as mais populosas estarão na Ásia, sobretudo em países como a China e a Índia.
e) Apesar do maior número de grandes cidades no mundo subdesenvolvido desde 2000, há mais problemas nos países centrais, visto que a cidade mais populosa é Tóquio.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2008 – Questão 33
Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira. ...
FATEC 2010 – Questão 1
Neste caso, como em quase tudo, os adventícios [que chegaram depois] deveriam habituar-se às soluções e muitas vezes aos recursos materiais dos primitivos moradores da terra. Às estreitas veredas e atalhos que estes tinham aberto para uso...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2006 – Questão 6
O quadro apresenta uma estimativa do número de pares de base (em milhões) do DNA de diferentes espécies. ...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2006 – Questão 22
Considerando as escalas e as duas representações cartográficas, assinale a alternativa correta. ...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2006 – Questão 16
Inglaterra, século XVIII. Hargreaves patenteia sua máquina de fiar; Arkwright inventa a fiandeira hidráulica; James Watt introduz a importantíssima máquina à vapor. Tempos modernos! ...