UFRGS - Física 2011 – Questão 6

Ciências da Natureza / Física / Energia / Sistemas Dissipativos
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do enunciado que segue, na ordem em que aparecem.
Um objeto desloca-se de um ponto A até um ponto B do espaço seguindo um determinado caminho. A energia mecânica do objeto nos pontos A e B assume, respectivamente, os valores EA e EB, sendo Eb < Ea. Nesta situação, existem forças ........ atuando sobre o objeto, e a diferença de energia EB - EA ........ do ........entre os pontos A e B.
a) dissipativas - depende - caminho
b) dissipativas - depende - deslocamento
c) dissipativas - independe - caminho
d) conservativas - independe - caminho
e) conservativas - depende - deslocamento

Veja outras questões semelhantes:

UFSJ Física 2012 – Questão 12
Das afirmativas abaixo: I - Durante uma transição de fase existe uma variação da temperatura do sistema. II - A Lei Zero da Termodinâmica define Entropia. III - Só existirá troca de calor entre dois corpos em contato térmico se estes possuírem temperaturas diferentes. De acordo com essa análise, está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s) a) II e III. b) I e III. c) III. d) I, II e III.
Base dudow 2000 – Questão 47
O coeficiente de dilatação linear do cobre é 17.10-6.ºC-1. Então, uma esfera de cobre de volume 1m3, ao ter sua temperatura elevada de 1°C, sofrerá um acréscimo de volume de: a) 0,0017cm3. b) 0,0034cm3. c) 0,0051cm3. d) 17cm3. e) 51cm3.
FUVEST 2014 – Questão 15
Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cipó esticado, formando um ângulo de 30° com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cipó...
FGV Economia 2009 – Questão 101
Quando uma onda eletromagnética se propaga em um meio material, alguns fatores devem ser levados em conta. Analise-os. ...
Base dudow 2000 – Questão 75
Você é convidado a projetar uma ponte metálica, cujo comprimento será de 2,0 km. Considerando os efeitos de contração e expansão térmica para temperaturas no intervalo de - 40°F a 110°F e que o coeficiente de dilatação linear do metal é de 12×10-6 ºC-1, qual a máxima variação esperada no comprimento da ponte? (O coeficiente de dilatação linear é constante no intervalo de temperatura considerado). a) 9,3 m. b) 2,0 m. c) 3,0 m. d) 0,93 m. e) 6,5 m.