UFPR 2010 – Questão 68

Linguagens / Literatura
A respeito do livro Urupês (1918), de Monteiro Lobato, é correto afirmar:
a) É nos artigos “Velha Praga” e “Urupês” que se desenvolve a caracterização do personagem Jeca Tatu, caboclo preguiçoso e soturno. Nos textos ficcionais, Jeca Tatu não é personagem e os personagens não se assemelham a ele.
b) Vê-se no caboclo Jeca Tatu e nos demais caipiras um
prenúncio das personagens infantis de Monteiro Lobato,
especialmente de Emília, a Marquesa de Rabicó, que surge pela primeira vez no livro Reinações de Narizinho.
c) O espaço dos contos é a fictícia Itaoca, exemplo de ci
dadezinha afastada de centros urbanos, de vida monótona, criticada pelo narrador como região atrasada e tradicionalista. Sua caracterização é detalhada especialmente no conto “Os Faroleiros”, o primeiro texto ficcional do livro.
d) Espaço, personagens e ação estão integrados nos contos e artigos de Urupês: as descrições da natureza muitas vezes estão diretamente relacionadas com a caracterização de personagens ou com o enredo, como nos contos “Bocatorta”, “O Matapau”, “Bucólica” e “O Estigma”.
e) A referência a escritores da literatura mundial (como Shakespeare, Maupassante Kipling) é um recurso intertextual frequente nos contos de Urupês, denotando a ampla cultura das personagens do meio rural.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
Considerando o contexto geral do romance assinale a alternativa CORRETA. ...
UNICAMP 2015 – Questão 71
No romance Vidas secas, a alteridade é construída ficcionalmente. Isso porque o narrador ...
FUVEST 2017 – Questão 4
Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar: ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 7
Assinale a alternativa que indica a ordem em que os versos de dez e de seis sílabas se sucedem nas oito estrofes do poema. a) 6, 10, 6, 6, 10, 10. b) 10, 6, 10, 10, 6, 6. c) 10, 10, 6, 10, 6, 6. d) 10, 6, 10, 6, 10, 6. e) 6, 10, 6, 10, 6, 6
Albert Einstein 2019 – Questão 6
No trecho do romance, o filho a) acusa o pai por tê-lo impedido de abandonar a casa. b) é censurado pelo pai por ter partido em busca de uma vida pródiga. c) discorda da opinião do pai de que o apetite é sagrado. d) repreende o pai por ter sacralizado o apetite. e) é repreendido pelo pai por não ter se empenhado o suficiente no trabalho.