UFPR 2010 – Questão 68

Linguagens / Literatura
A respeito do livro Urupês (1918), de Monteiro Lobato, é correto afirmar:
a) É nos artigos “Velha Praga” e “Urupês” que se desenvolve a caracterização do personagem Jeca Tatu, caboclo preguiçoso e soturno. Nos textos ficcionais, Jeca Tatu não é personagem e os personagens não se assemelham a ele.
b) Vê-se no caboclo Jeca Tatu e nos demais caipiras um
prenúncio das personagens infantis de Monteiro Lobato,
especialmente de Emília, a Marquesa de Rabicó, que surge pela primeira vez no livro Reinações de Narizinho.
c) O espaço dos contos é a fictícia Itaoca, exemplo de ci
dadezinha afastada de centros urbanos, de vida monótona, criticada pelo narrador como região atrasada e tradicionalista. Sua caracterização é detalhada especialmente no conto “Os Faroleiros”, o primeiro texto ficcional do livro.
d) Espaço, personagens e ação estão integrados nos contos e artigos de Urupês: as descrições da natureza muitas vezes estão diretamente relacionadas com a caracterização de personagens ou com o enredo, como nos contos “Bocatorta”, “O Matapau”, “Bucólica” e “O Estigma”.
e) A referência a escritores da literatura mundial (como Shakespeare, Maupassante Kipling) é um recurso intertextual frequente nos contos de Urupês, denotando a ampla cultura das personagens do meio rural.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 31
O indianismo brasileiro é uma exaltação romântica de nossa nacionalidade, e a ele está intimamente ligado o sentimento da natureza. É o que se observa nestas estrofes de Gonçalves Dias: ...
UNICAMP 2017 – Questão 13
Sabe-se que Coração, cabeça e estômago é uma obra atípica na produção ficcional de Camilo Castelo Branco. Em relação a essa obra, assinale a alternativa em que todas as características listadas são corretas. ...
UFPR 2010 – Questão 23
Considere os seguintes cruzamentos entre humanos: Com base nesses cruzamentos, é correto afirmar que a anomalia presente nos indivíduos assinalados em preto é causada: a) por um gene autossômico dominante. b) por um gene dominante ligado ao cromossomo X. c) por um gene autossômico recessivo. d) pela ação de um par de genes recessivos ligados ao cromossomo Y. e) pela ação de dois pares de genes dominantes com interação epistática.
FAMERP 2015 – Questão 65
“os versos pode ser que não fossem inteiramente maus.” ...
FGV 2012 – Questão 24
O próprio Machado de Assis reconhecia que sua obra literária possui duas fases distintas. Observando-se as características principais das obras que integram essas fases, verifica-se que, para a passagem de uma fase à outra, foi decisivo o fato de...