UFABC 2008 – Questão 56

Ciências Humanas / História / A Nova República / Fernando Collor (1990 - 1992)
 A população clama por um plano econômico eficaz
Nossa geração começou a tomar contato com a economia usando um dinheiro que queimava na mão e que tinha de ser gasto rapidamente para não perder o valor.
(Paulo Eduardo de Souza Sampaio. In: O Estado de S.Paulo, 30.06.1995)
 
Nas décadas de 1980 e 1990, o povo brasileiro sentiu diretamente os efeitos da política econômica de diferentes governos, que implantaram, por exemplo, os seguintes planos econômicos: Cruzado, Bresser, Verão, Collor e Real. Identifique a alternativa que apresenta coerência entre objetivos desses planos e a ideia contida no texto.
a) Os governos idealizaram os planos com o objetivo em comum de conter o crescimento inflacionário, que reduzia o poder de compra da moeda nacional.
b) Os três primeiros planos foram elaborados visando reduzir a dívida externa, enquanto os outros dois estimularam a captação de recursos em países emergentes.
c) Os planos Cruzado e Collor tiveram como metas prioritárias o aumento da circulação da moeda brasileira, com a finalidade de estimular o consumo interno.
d) O Plano Bresser e o Plano Collor foram os que objetivavam a redução dos índices de inflação, uma vez que os demais continham medidas para sua elevação.
e) Os planos econômicos foram implementados com caráter puramente eleitoral, já que as medidas adotadas não alteraram as condições econômicas do país.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 53
Analise o gráfico. EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS POR TIPO DE PRODUTO, 1965-2010 A partir da análise do gráfico e de conhecimentos sobre as características qualitativas do comércio exterior brasileiro, o termo que exprime corretamente a orientação assumida pela pauta de exportações brasileiras a partir do século XXI é o de: a) sofisticação. b) industrialização. c) estagnação. d) reprimarização. e) crescimento.
UNICAMP 2013 – Questão 3
Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muito deles....
ENEM 2008 – Questão 30
A racionalização do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do governo brasileiro desde 1980. No entanto, houve um período crítico, conhecido como “apagão”, que exigiu mudanças de hábitos da população brasileira e resultou na maior, mais rápida e significativa economia de energia. De acordo com o gráfico, conclui-se que o “apagão” ocorreu no biênio. a) 1998-1999. b) 1999-2000. c) 2000-2001. d) 2001-2002. e) 2002-2003.
UFABC 2009 – Questão 57
Em Rosário do Catete, SE, está localizado o complexo industrial Taquari–Vassouras, que reúne uma mina subterrânea e uma usina de beneficiamento, e é o único produtor de cloreto de potássio, substância utilizada na produção de fertilizantes, no Brasil. Sobre o cloreto de potássio, foi dito que ele é I. um composto iônico; II. um sal inorgânico; III. uma substância simples. Está correto o que se afirma somente em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
UNICAMP 2012 – Questão 38
Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (…) Em tais condições a nossa...